Acessibilidade / Reportar erro

APRENDIZAGEM VIRTUAL: UM AUTOESTUDO SOBRE EVOLUÇÕES EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

APPRENTISSAGE VIRTUEL: UNE AUTO-ÉTUDE DES PRATIQUES PÉDAGOGIQUES EN ÉVOLUTION

Resumo

Este artigo relata a primeira fase de um projeto de três anos em que exploramos formas de adaptar e desenvolver nossas práticas pedagógicas em relação ao uso de novas e emergentes tecnologias digitais. Neste artigo, nos concentramos em nossas experiências de ensino remoto de emergência (ERT). Essa experiência aconteceu no meio do semestre, onde tivemos que migrar do ensino presencial, em sala de aula, para o ensino remoto. Através de uma abordagem dialética, possibilitada pelo autoestudo, tivemos a oportunidade de apoiar uns aos outros, descrever os principais desafios que enfrentamos e identificar os principais pressupostos que sustentam nossas práticas como professores em contextos de aprendizagem a distância, ensino digital. Os temas encontrados nessa relação dialética foram nomeados como: a visibilidade dos alunos, as restrições da tecnologia e o fato de voltarmos a ser professores universitários novatos novamente.

Palavras-chave:
Educação a distância; Educação superior; covid-19; Autoestudo; Alfabetização digital

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br