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FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: HOMOFOBIA, HETEROSSEXISMO E AS POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS NA PERCEPÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES

PROFESSIONAL FORMATION IN PHYSICAL EDUCATION: HOMOPHOBIA, HETEROSEXISM AND THE POSSIBILITIES OF CHANCES IN STUDENT’S PERCEPTION

FORMACIÓN PROFESIONAL EN EDUCACIÓN FÍSICA: HOMOFOBIA, HETEROSEXIMOS Y LAS POSIBILIDADES DE CAMBIO EN LA PERCEPCIÓN DE LOS ESTUDIANTES

Resumo

Objetivamos conhecer a percepção de estudantes de Educação Física acerca de comportamentos e comentários homofóbicos e heterossexistas presentes na formação profissional, identificando sugestões para torná-la mais receptiva à diversidade de sujeitos. Esta pesquisa mista contou, primeiramente, com 260 estudantes que responderam um questionário que foi analisado a partir da frequência de respostas. Na segunda etapa participaram 19, divididos em 3 grupos focais, cujo conteúdo foi transcrito e submetido a análise de conteúdo com auxílio do software QSRNVivo. Os resultados apontam que é forte a incidência de comportamentos e comentários homofóbicos e heterossexistas entre estudantes, ocorrendo sobretudo entre os homens. Afirmam que os(as) docentes reforçam ou silenciam diante dessas condutas e pouco colaboram para criar um ambiente seguro e livre de preconceitos. Para alterar esse cenário, é necessário cultivar o respeito, problematizar o currículo heteronormativo e oportunizar diferentes ações que envolvam a comunidade acadêmica.

Palavras chave:
Homofobia; Sexismo; Educação Física; Capacitação profissional

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