Conceição e Krug 2009 |
Formação inicial de professores de educação física frente à uma realidade de inclusão escolar |
UFSM Pública Santa Maria/RS |
Realizar uma análise sobre a contribuição do ensino crítico-reflexivo na formação inicial de professores de Educação Física, quanto à inclusão, em classe comum, de alunos com NEE. |
Pesquisa participante com 5 alunos em situação de estágio |
É possível desenvolver mudanças paradigmáticas na Educação Física escolar que irão gerar transformação institucional. Desde que o professor se aproprie dos aspectos que caracterizam a reflexão crítica e tenha como meta de trabalho a transformação sócio-educacional |
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Mauerberg-de Castro et al. 2013MAUERBERG-DECASTRO, Eliane et al. Attitudes about inclusion by educators and physical educators: effects of participation in an inclusive adapted physical education program. Motriz: Revista de Educação Física, v. 19, n. 3, p. 649-661, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-65742013000300017 https://doi.org/10.1590/S1980-6574201300...
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Attitudes about inclusion by educators and physical educators: Effects of participation in an inclusive adapted physical education program |
UNESP Pública Rio Claro/SP |
Avaliar se as atitudes de educadores e educadores físicos em relação à inclusão mudariam após participar de um programa de EF inclusiva |
Questionário para avaliar as atitudes e o autoconceito dos participantes Com 16 estudantes da graduação e 4 da pós-graduação |
Em geral, os indivíduos que participaram da intervenção mantiveram sua tendência favorável à inclusão. Os professores em contextos escolares regulares na rede municipal de ensino de Rio Claro (São Paulo, Brasil), independentemente da sua experiência com inclusão, continuam indecisos sobre os benefícios da inclusão. |
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Quaranta e Pires 2013 |
Formação de professores de Educação Física na EAD: inserção na cultura escolar através do estágio supervisionado. |
UnB Pública Pólo EAD de Piritiba/BA |
Refletir sobre as experiências docentes de quatro acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física - modalidade EAD - por meio do estágio supervisionado |
Estudo de múltiplos casos com 4 alunos da graduação EAD |
Os acadêmicos atribuíram importância singular ao espaço/tempo do estágio supervisionado realizado na educação infantil, os sujeitos-casos relataram que suas primeiras experiências como docentes da escola foram significativas em sua formação porque proporcionaram momentos de reflexão sobre o "tornar-se professor". |
2 |
Pontes Junior et al. 2014PONTES JUNIOR, Jose Airton F. et al. Perspectivas dos acadêmicos de educação física no contexto da educação inclusiva. International Journal of Development al and Educational Psychology, v. 3, n. 1, p. 87-98, 2014. Disponível em: https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/485. Acesso em: 4 set. 2023. https://revista.infad.eu/index.php/IJODA...
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Perspectivas dos acadêmicos de educação física no contexto da educação inclusiva |
1 Univ Pública 1 Univ privada Não identificadas Sobral/CE |
Analisar as opiniões dos acadêmicos sobre o contexto atuação Educação Física e Esportes na escola para alunos com deficiência |
Estudo quantitativo com uso de questionários com 82 alunos |
O presente estudo possibilitou o desvelamento das percepções dos acadêmicos de Educação Física sobre as possibilidades de atuação com alunos com deficiência. É possível afirmar o interesse dos graduandos pelo trabalho em contextos inclusivos com alunos com deficiência |
3 |
El Tassa e Cruz 2016 |
Formação docente e inclusão escolar em um curso de Licenciatura em Educação Física |
Universidade e local Não identificados |
Discutir como o processo formativo realizado em um curso de Licenciatura em Educação Física trata o tema inclusão escolar |
Grupo focal com 14 alunos |
A Educação Física, pode contribuir para que o atendimento educacional oferecido pela escola leve em consideração a diversidade humana |
2 |
Carvalho et al. 2017 |
A percepção dos discentes de educação física sobre a inclusão escolar: reconstruções por intervenção na formação inicial |
UNICAMP Pública São Paulo/SP |
Analisar as possibilidades de reconstrução da percepção de alunos do curso de educação física sobre Educação Física Escolar Especial |
Foi realizada intervenção didática baseada na união entre teoria, vivências práticas e reflexões com 56 alunos |
Houve aumento de entendimentos completos a respeito do tema e diminuição dos equivocados e incompletos |
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Krug et al. 2017 |
As dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de educação física em situação de estágio curricular supervisionado frente aos alunos com deficiência |
1 Univ pública Região Sul do Brasil |
Analisar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos em situação de Estágio Curricular Supervisionado |
Pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso, com 10 acadêmicos em ECS |
Identificou-se oito dificuldades, sendo a maioria (seis) de cunho pedagógico e a minoria (duas) de cunho estrutural (uma) e conceitual (uma), demonstrando a complexidade da inclusão escolar. |
1 |
Salerno et al. 2018 |
O conceito de inclusão de discentes de educação física de universidades públicas do estado de São Paulo no contexto social da sua prática |
IES públicas não identificadas São Paulo/SP |
Verificar o conceito de inclusão apresentado por estudantes universitários concluintes do curso de Educação Física em instituições públicas do estado de São Paulo |
Pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionário a 322 acadêmicos |
Foi identificado que os discentes respondentes têm alcançado a construção de um conceito de inclusão condizente com a complexidade do princípio |
1 |
Fernandes, Costa e Iaochite, 2019FERNANDES, Mayra Matias; COSTA, Roraima Alves da; IAOCHITE, Roberto Tadeu. Autoeficácia docente de futuros professores de educação física em contextos de inclusão no ensino básico. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, n. 2, p. 219-232, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000200003 https://doi.org/10.1590/s1413-6538251900...
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Autoeficácia docente de futuros professores de Educação Física em contextos de inclusão no ensino básico |
1 Univ Pública 1 Univ privada não identificadas Interior de SP |
Investigar o nível de autoeficácia docente de futuros professores de Educação Física para o ensino inclusivo e a fonte dos estados fisiológicos e afetivos |
Estudo quantitativo e exploratório com 188 alunos |
Os participantes apresentaram níveis moderados de autoeficácia docente para inclusão em aulas de Educação Física, sendo a dimensão que obteve maior escore médio a da inclusão de alunos com deficiência física |
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Neville, Makopolou e Hopkins 2019 |
Effect of an Inclusive Physical Education (IPE) Training Workshop on Trainee Teachers’ SelfEfficacy |
Universidade de Birmingham Privada Inglaterra |
Verificar os efeitos de um workshop de treinamento de EF inclusiva na autoeficácia dos estagiários |
Pesquisa descritiva e exploratória com 366 estagiários |
- O estudo revela a viabilidade de incluir esses treinamentos na formação inicial dos professores de EF - O estudo revelou que as oficinas de treinamento produzem um efeito benéfico sobre as competências percebidas dos estagiários |
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Silva et al. 2021SILVA, Marlon André et al. O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em educação física. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 45, p. 10-27, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4320. Acesso em: 4 set. 2023. https://revista.unitins.br/index.php/hum...
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O estágio docente e a produção/alteração de sentidos à docência em educação física |
UFRGS Pública Porto Alegre/RS |
Identificar e compreender como o estágio docente influencia na produção/ alteração dos sentidos atribuídos à docência por estudantes de Educação Física |
Pesquisa narrativa com observações dos participantes, registradas em diário de campo, e de entrevistas semiestruturadas, com 8 alunos |
Foi possível entender ser legítima a crença no potencial do estágio enquanto experiência de formação que desvela e interpreta/altera sentidos à docência. |
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