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TRANSIDENTIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ACOLHEDORA

TRANSIDENTITIES FOR A WELCOMING PHYSICAL EDUCATION

TRANSIDENTIDADES PARA UNA EDUCACIÓN FÍSICA ACOGEDORA

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir o processo de exclusão resultante de projetos curriculares pautados em identidades minoritárias prontas, de forma a questionar as representações sociais majoritárias naturalizadas na Educação Física. Utilizou-se a técnica de revisão bibliográfica do tipo qualitativa, constituindo-se como uma revisão narrativa. Foi consultado o banco de dados do Google Acadêmico, no período entre 2000 e 2021, utilizando-se indicador booleano e descritores entre aspas. Justifica-se este estudo em função de que vários caminhos didático-pedagógicos presentes na literatura desconsideram diversas subjetividades, experiências e diferenças existentes dentro das diferenças, negligenciando a construção de identidades formadas dentro dos próprios marcadores identitários. Conclui-se que, ao se incentivar a coalizão entre várias teorias pós-críticas, assegura-se o sabor de novidade e a verve revolucionária fundamental para resolução de problemas identitários e projetos curriculares que buscam suplantar qualquer tipo de ficção naturalizante.

Palavras chave:
Educação Física; Interseccionalidade; Minorias sexuais e de gênero; Construção social do gênero

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