Acessibilidade / Reportar erro

O TRATO COM O CONHECIMENTO DA GINÁSTICA EM CLASSES MULTISSERIADAS: APONTAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-SUPERADORA PARA O CURRÍCULO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

ADDRESSING GYMNASTICS KNOWLEDGE IN MULTI-GRADE CLASSES: NOTES FROM HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY AND METHODOLOGY FOR TEACHING CRITICAL-OVERCOMING PHYSICAL EDUCATION FOR PUBLIC SCHOOL CURRICULUM

EL TRATO CON EL CONOCIMIENTO DE LA GIMNASIA EN CLASES MULTISERIADAS: APUNTES DE LA PEDAGOGÍA HISTÓRICO-CRÍTICA Y DE LA METODOLOGÍA DE LA ENSEÑANZA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA CRÍTICO-SUPERADORA PARA EL CURRÍCULO DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS

Resumo:

O texto tem como objetivo identificar as contribuições teórico-metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Abordagem Crítico-Superadora (ACS) para o trato com o conhecimento da Ginástica, em classes multisseriadas, nas escolas públicas do campo. Partindo da realidade concreta das escolas que estão sendo fechadas em decorrência da aplicação da política baseada em ajustes estruturais e da negação sistemática do acesso ao conhecimento clássico, na disciplina Educação Física, para os estudantes do campo, estamos apresentando elementos teórico-metodológicos advindos da PHC e da ACS para subsidiar o trabalho educativo e suas possibilidades superadoras no trato com o conhecimento da Ginástica.

Palavras-chave:
Educação; Educação Física; Ginástica; Zona rural

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br