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A BIOMETRIA COMO INSTRUMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA (1932 - 1944): CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS E IDENTIFICAÇÃO DE TIPOS POPULACIONAIS

BIOMETRICS AS AN INSTRUMENT OF PHYSICAL EDUCATION (1932 - 1944): CONSTITUTION OF SUBJECTS AND IDENTIFICATION OF POPULATION TYPES

LA BIOMETRÍA COMO INSTRUMENTO DE EDUCACIÓN FÍSICA (1932 - 1944): CONSTITUCIÓN DE SUJETOS E IDENTIFICACIÓN DE TIPOS DE POBLACIÓN

Resumo:

Este texto analisa as fichas e o fichamento biométrico como procedimentos do campo acadêmico-profissional da Educação Física, evidenciando suas produtividades enquanto saberes capazes de mobilizar sentidos sobre os corpos e as práticas corporais. Para tanto, foram tomados como fontes históricas os textos sobre Biometria/Biotipologia datados de 1932 a 1944 e publicados nas publicações Revista de Educação Física (Exército) e Educação Physica. Fundamentados em pressupostos cientificamente legítimos, as fichas e o fichamento biométrico colocaram em circulação saberes considerados substanciais à prescrição esportiva e à organização de turmas homogêneas. Em um contexto marcado por intenções identitárias, a Educação Física constrói sistemas de investigação dos corpos que reúnem exames e distribuição de pessoas em biotipos, procedimentos que individualizam e subjetivam. Além disso, os processos de mensuração na prática biométrica fabricariam arquivos entendidos como capazes de dizer sobre os tipos populacionais brasileiros, prática vinculada às políticas ufanistas que intencionavam a forja de uma identidade nacional.

Palavras-chave:
Biotipologia; Biometria; Educação Física e Treinamento; Grupos Populacionais

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