Acessibilidade / Reportar erro

DESAFIOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SUECA NA DÉCADA DE 2020

Resumo:

Muitos países pelo mundo vivenciaram uma virada neoliberal que fortemente afetou seus sistemas educacionais. Na Suécia, por exemplo, o Estado de Bem-Estar social-democrata foi radicalmente transformado desde a década de 1990, tomando uma direção neoliberal. Numerosas reformas educacionais foram realizadas, sendo estas descritas como as mais extensas em 100 anos do ensino público. Essas mudanças também afetaram a disciplina Educação Física e Saúde (PEH). Há um crescente interesse acerca desse tema e a PEH se tornou uma das áreas mais exploradas da cultura de movimento sueca. Os objetivos deste artigo são indicar as pesquisas recentes, bem como identificar e formular possíveis mudanças educacionais que professores enfrentam hoje enquanto caminhamos em direção à década de 2020. As questões centrais são: o que caracteriza o ensino em PEH? O que os estudantes aprendem nessa matéria? Existe eficácia na avaliação da PEH sueca?

Palavras-chave:
Educação Física; Ensino; Avaliação; Neoliberalismo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br