Acessibilidade / Reportar erro

O QUE DIZEM OS ESTUDANTES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS MENSAGENS MIDIÁTICAS VINCULADAS À CULTURA FITNESS EM REVISTAS DE BELEZA E SAÚDE?

WHAT DO 9TH-GRADE PRIMARY EDUCATION STUDENTS SAY ABOUT MEDIA MESSAGES RELATED TO THE FITNESS CULTURE CONVEYED BY BEAUTY AND HEALTH MAGAZINES?

¿QUÉ DICEN LOS ESTUDIANTES DEL NOVENO GRADO DE EDUCACIÓN OBLIGATORIA SOBRE LOS MENSAJES MEDIÁTICOS VINCULADOS A LA CULTURA FITNESS EN REVISTAS DE BELLEZA Y SALUD?

Resumo:

Partindo do princípio de que a Cultura Fitness está presente nas mídias impressas e digitais atingindo circulação social, problematizamos o que estudantes do 9º ano do ensino fundamental dizem sobre as mensagens midiáticas estampadas em capas de revistas de beleza e saúde. Para tanto, narrativas foram produzidas a partir de um grupo focal constituído por dez estudantes de uma escola municipal do Rio Grande/RS, as quais posteriormente foram tratadas através das técnicas do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como resultado, compusemos dois discursos coletivos intitulados: “Negação de práticas invasivas” e “Legitimação de práticas naturais”. Neles, evidenciamos que os estudantes identificam que há endereçamentos de determinados modelos corporais por parte das mídias, fazendo com que as manifestações da Cultura Fitness se infiltrem em variados espaços sociais atuando como conselheiras na educação dos corpos. Contudo, eles consideram-se satisfeitos com a própria aparência, negando algumas práticas consideradas invasivas e legitimando outras entendidas como naturais.

Palavras-chave:
Estudantes; Imagem corporal; Cultura; Meios de comunicação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br