Acessibilidade / Reportar erro

AUTOETNOGRAFIA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DO ESTUDO DA EXPERIÊNCIA CULTURAL À RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

CRITICAL AUTOETNOGRAPHY IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES: FROM THE STUDY OF CULTURAL EXPERIENCE TO THE RECONSTRUCTION OF TEACHING PRACTICE

AUTOETNOGRAFÍA CRÍTICA EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR: DEL ESTUDIO DE LA EXPERIENCIA CULTURAL A LA RECONSTRUCCIÓN DE LA PRÁCTICA DOCENTE

Resumo

A discussão deste texto, elaborada a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul, tem por objetivo compreender como a autoetnografia crítica constitui um processo teórico-metodológico de pesquisa que permite reconstruir a prática docente. Para isso, apresentamos o aporte teórico-metodológico da autoetnografia crítica ao relacionar a pesquisa autoetnográfica com a fundamentação conceitual da teoria crítica. Na sequência, utilizamos narrativas de experiências docentes para identificar como os processos recursivos e reflexivos, ambos sustentados na reflexão crítica, têm implicações diretas na formação e na prática docente do pesquisador. Nas considerações finais, dialogamos sobre a autoetnografia crítica como experiência duplamente transformadora, pois envolve processos gradativos e simultâneos de leituras de mundo e reconstrução da prática docente que ocorrem ao longo da própria investigação.

Palavras-chave:
Autoetnografia crítica; Educação Física Escolar; Prática docente; Teoria crítica.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br