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“CRIANÇA É VIDA1 1 Trecho do diário de Diário de Campo, 20/10/2016. ”: DISCURSOS QUE ATRAVESSAM A RELAÇÃO ENTRE O(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROFESSORA REFERÊNCIA NO I CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

‘CHILDREN ARE LIFE’: DISCOURSES CROSSING THE RELATIONSHIP BETWEEN PHYSICAL EDUCATION TEACHERS AND REFERENCE TEACHERS IN THE 1st CYCLE OF ELEMENTARY SCHOOL

“NIÑO ES VIDA”: DISCURSOS QUE PASAN POR LA RELACIÓN ENTRE LA/EL PROFESORA/OR DE EDUCACIÓN FÍSICA Y LA MAESTRA EN EL PRIMER CICLO ESCOLAR

Resumo:

O presente trabalho analisa as formas pelas quais docentes especialistas de Educação Física e docentes referências vêm assumindo demandas e posições em suas docências no I ciclo. Problematizamos algumas discursividades que nos parecem interpelar as subjetividades dessas(es) docentes, produzindo certos modos de viver a docência no I ciclo. Para tanto, efetuamos um estudo etnográfico em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Foi possível vislumbrar que há certos discursos, sobretudo aqueles relacionados à infância, que instituem posições às(aos) docentes e estabelecem hierarquias entre o coletivo docente. Nesse cenário, a professora referência se responsabiliza por maiores demandas da turma e é compreendida na cultura escolar como “a” professora da turma; enquanto as(os) docentes de Educação Física, por vezes, apresentam menos legitimidade e autoridade perante a turma; ainda, não costumam estar envolvidos nas demais atividades, como reuniões e conselhos de classe de alguma turma.

Palavras-chave:
Docência; Educação Física; Escola

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