Acessibilidade / Reportar erro

TRABALHO PEDAGÓGICO, TRABALHO DOS PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE: MOVIMENTOS DE SENTIDOS NAS ABORDAGENS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

PEDAGOGICAL WORK, TEACHERS’ WORK AND TEACHING WORK: MOVEMENTS OF MEANINGS IN APPROACHES ON SCHOOL PHYSICAL EDUCATION

TRABAJO PEDAGÓGICO, TRABAJO DE LOS PROFESORES Y TRABAJO DOCENTE: MOVIMIENTOS DE SENTIDOS EN LOS ENFOQUES SOBRE EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR

Resumo:

Relata-se análise de movimento de sentidos das categorias trabalho pedagógico, trabalho dos professores e trabalho docente, em artigos de dois periódicos da área de Educação Física, com atenção para como os autores abordam esses temas em artigos publicados entre os anos de 2008 e 2018. Nos textos lidos, constatou-se: a) os textos não distinguem as categorias em análise, transformando-as em sinônimos; b) “Trabalho docente” é a expressão mais aplicada como sinônimo para referir-se ao trabalho dos professores; c) Organização do trabalho pedagógico é uma expressão aplicada, objetivando sentido mais ampliado que trabalho pedagógico.

Palavras-chave:
Trabalho; Docentes; Ensino

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br