Acessibilidade / Reportar erro

COMUNIDADE DE PRÁTICA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA BRASILEIRA

COMMUNITY OF PRACTICE AND CONTINUING PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS IN A BRAZILIAN SCHOOL

COMUNIDAD DE PRÁCTICA Y EL DESARROLLO PROFESIONAL DOCENTE DE PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN UNA ESCUELA BRASILEÑA

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de explorar o desenvolvimento profissional de professores de Educação Física (EF) em uma escola municipal brasileira. Este estudo se constituiu como uma pesquisa-ação da qual participaram seis professores de EF, uma facilitadora e uma critical friend. Reuniões com os professores e entre as pesquisadoras; entrevistas; caderno de campo foram as fontes de dados. Os resultados apontam que a comunidade de prática (CP) pôde dar suporte aos professores durante seu desenvolvimento. As necessidades essenciais dos professores foram atendidas; a CP teve decisões autônomas; e a sua voz ouvida. O suporte oferecido aos professores pela CP foi originado pelo processo de construção da própria prática dos professores, sob o apoio de seus próprios pares e da facilitadora enquanto eles se uniam em uma comunidade recém-desenvolvida.

Palavras chave:
Desenvolvimento de pessoal; Professores Escolares; Educação Física; Aprendizagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br