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APRENDIZADO MOTOR ATRAVÉS DE REALIDADE VIRTUAL EM IDOSOS

INTRODUÇÃO:

O Declínio da função física é uma característica comum de idade avançada e tem consequências importantes em termos de saúde física e qualidade de vida. Nossa capacidade de aprendizagem motora nos permite adaptar movimentos a um ambiente em constante mudança. A expressão Realidade Virtual refere-se a uma ampla variedade de métodos usados para simular uma alternativa ao mundo virtual.

OBJETIVO:

Analisar os resultados apresentados em estudos anteriores sobre aprendizagem motora com o uso de Realidade Virtual em participantes idosos.

MÉTODO:

Para selecionar os artigos, três etapas foram seguidas. Uma revisão sistemática da literatura foi realizada sem limitação de tempo. A pesquisa foi realizada utilizando PubMed, BVS e Web os Science; considerando-se as palavras-chave, incluímos artigos que apresentaram os três seguintes termos:, realidade virtual idosos e aprendizagem motora.

RESULTADOS:

A busca inicial rendeu 49 artigos. Depois da remoção de duplicações, dois dos autores avaliaram independentemente o título e o resumo de cada artigo em relação aos critérios de inclusão do estudo. Destes, 45 artigos foram excluídos com base no título e resumo. Finalmente, quatro artigos preencheram os critérios de inclusão.

CONCLUSÃO:

Embora poucos estudos foram encontrados sobre a aprendizagem motora em pessoas idosas através da realidade virtual e, menos ainda eram de boa qualidade, foi mostrado que as pessoas idosas, com ou sem uma doença específica, podem se beneficiar de intervenções com base na realidade virtual para melhorar a habilidades de aprendizagem motora.

PALAVRAS-CHAVE:
envelhecimento; realidade virtual; idosos; e aprendizagem motora


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