Acessibilidade / Reportar erro

CIRCUNFERÊNCIA DO PESCOÇO PODE DIFERENCIAR PESSOAS OBESAS DE NÃO OBESAS

OBJETIVO:

A obesidade é um importante problema de saúde pública, com crescente prevalência na população. O diagnostico é fundamentado no índice de massa corporal (IMC). No entanto, a circunferência do pescoço pode ser uma alternativa para diferenciar obesos de não obesos.

MÉTODO:

Circunferência do pescoço foi medida sobre a cartilagem cricóide, usando uma fita graduada, em 50 indivíduos não obesos (66% mulheres) e 97 indivíduos obesos (65% mulheres) diagnosticados pelo IMC.

RESULTADOS:

A circunferência do pescoço foi maior em obesos comparados aos não obesos, e maior nos homens quando comparados às mulheres. Medidas acima de 42 cm para homens e 36 cm para mulheres foram associados à obesidade, com alta sensibilidade (98%) e especificidade (96%). Nas mulheres houve associação positiva entre os valores da circunferência do pescoço com o peso e o IMC. Nas pessoas obesas houve correlação negativa entre idade e IMC. A altura das mulheres obesas foi menor do que a das mulheres não obesas.

CONCLUSÕES:

A medida da circunferência do pescoço pode diferenciar pessoas obesas de não obesas, com alta sensibilidade e especificidade. Ela é maior em obesos que não obesos, maior em homens do que em mulheres, e é associada com o grau de obesidade.

PALAVRAS-CHAVE:
Obesidade; Circunferência do Pescoço; Índice de Massa Corporal


Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br