Acessibilidade / Reportar erro

DEPRESSÃO, ESTRESSE E CULPA LIGAM-SE AO RISCO DE SUICÍDIO ASSOCIADO À GESTAÇÃO ECTÓPICA

OBJETIVO:

identificar o risco de comportamento suicida em mulheres que apresentaram perda fetal resultante de gestação ectópica e verificar a associação entre risco suicida com depressão e aspectos psicológicos.

MÉTODO:

Trinta e uma mulheres diagnosticadas com gestação ectópica foram entrevistadas. Diagnóstico de Depressão maior foi identificado através do questionário Primary Care Evaluation of Mental Disorders. O questionário Prenatal Psychosocial Profile foi utilizado para avaliação de estresse, suporte social e auto-estima.

RESULTADOS:

Foi encontrado índice de 16% (n = 5) de mulheres que reportaram risco de comportamento suicida. A correlação entre risco suicida e sintomas de depressão maior, estresse e culpa foi estatisticamente significante.

CONCLUSÃO:

Depressão e estresse estiveram relacionados com a presença de risco suicida, aumentando a vulnerabilidade das mulheres com gestação ectópica, o que gera reações emocionais intensas como a culpa.

PALAVRAS-CHAVE:
Gestação Ectópica; Risco de suicídio; Depressão; estresse; Culpa


Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br