Acessibilidade / Reportar erro

As vespas que caçam com seus dentes: Artefatos multiespécies, ritual e relações entre humanos e não humanos entre os Karitiana (Rondônia)1 1 Este artigo baseia-se em pesquisa de campo entre os Karitiana, com os quais passei cerca de 18 meses, distribuídos de forma intermitente entre 2003 e 2015. As reflexões aqui avançadas contaram com a inestimável colaboração da entomóloga Marjorie da Silva, do Laboratório de Vespas Sociais do Departamento de Zoologia e Botânica, Ibilce - Unesp, São José do Rio Preto - SP. Também agradeço as leituras e os comentários de Andréa Osório, Miriam Adelman e aos demais participantes do ST 35 - Relações Humano-Animal: Presente, Passado e Futuros Possíveis, realizado no âmbito do 43º Encontro Anual da Anpocs, em 2019, no qual uma versão preliminar deste texto foi apresentada. Por fim, registro as generosas contribuições de Pedro Lolli, Luciana Storto, Lucas Ciola, Marina Fontanelli e, muito especialmente, de Piero Leirner.

The wasps that hunt with their teeth: multispecies artifacts, ritual, and human-nonhuman relations among among the Karitiana (Rondônia)

Las avispas que cazan con sus dientes: artefactos multiespecies, ritual y relaciones entre humanos y no-humanos entre los Karitiana (Rondônia)

Resumo

Na interseção da etnologia indígena, a antropologia das relações humano-animais e os estudos sobre artefatos, este artigo analisa um ritual masculino entre os Karitiana, povo indígena Tupi-Arikém no sudoeste da Amazônia brasileira. O Osiipo consistia, sobretudo, no emprego de picaduras de uma variedade de vespas para a fabricação de caçadores. Os dados de que dispomos sugerem que os principais agentes dessa constituição da pessoa masculina eram os insetos, replicando nos homens suas qualidades de ferozes predadores e guerreiros. Nesse processo, destacava-se a presença de cintos de dentes de macaco, signos dos grandes caçadores, e que também são portados pelas vespas. A análise deste objeto específico - as fileiras de dentes de macaco - torna possível compreender como agências outras-que-humanas diversas se interpenetram no ritual que fabricava bons caçadores, cuja versão integral não é mais realizada. Tais artefatos multiespécies tornam-se, assim, expressões materiais privilegiadas para a investigação das interações dos Karitiana com muitos outros seres não humanos com os quais partilham o mundo.

Palavras-chave:
Artefatos; Ritual; Relações multiespécies; Pessoa; Animais

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com