Resumo
Cientes da batalha por fixar sentidos à categoria agronegócio, desde 2010 entidades ligadas à agropecuária/agroindústria decidiram investir num emblema que, sintetizando-a, viesse limpo de estigmas negativos. Via agressiva campanha midiática de valorização do signo agro, suprimiu-se então a palavra "negócio" do termo original, passando o prefixo a colonizar uma infindável quantidade de expressões. Por trás desse artifício está a invenção de um mundo agro relativamente estruturado e que traz consigo traços totêmicos, materializando uma distinção mobilizadora de pertencimento cujos participantes desenvolvem formas de agir, expressar, separar quem nele transita e atrair quem não o habita. O texto, construído através da imersão no principal meio onde circula o totem agro (internet), descreve a invasão linguística pelo vocábulo e a intensificação do caráter inclusivo/totalizante que seu movimento capturador subentende, mostrando estar em curso a fabricação de uma "cosmologia agro" cuja socialização descola-se cada vez mais de seus proponentes iniciais.
Palavras-chave:
Agronegócio; Agro; Sociedade do agronegócio; Agromundo