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Fotografias guardadas, corpos marcados, trabalho do tempo: raça e gênero na produção da casa e da cidade

Kept Photographs, Marked Bodies, the Work of Time: Race and Gender in the Production of Home and City

Fotografías guardadas, cuerpos marcados, trabajo del tiempo: raza y género en la producción de la casa y de la Ciudad

Resumo

Neste artigo reflito sobre as ambivalências e as acomodações descritas por Ruth em seu cotidiano na Vila Gaúcha, em Porto Alegre, a partir de um percurso por fotografias familiares que entrelaçam narrativas sobre casa, maternidade, violência, vida e morte. Realizo este percurso em diálogo com os escritos de Carolina de Jesus (2007) e Conceição Evaristo (2016 e 2018), seguindo o caminho sugerido por Han e Das (2016) de olhar para as formas de vida enquanto linguagem de fabricação de mundos. Busco, portanto, descrever táticas de mediação e elaboração de formas de habitar o mundo e de produzir a casa entre eventos modelados por questões históricas atravessadas pela raça e pelo gênero - no caso, a produção da cidade, as dinâmicas impostas entre fixação e circulação na fabricação de corpos e lugares removíveis.

Palavras-chave:
Fotografia; Cidade; Porto Alegre; Gênero; Casa

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