Acessibilidade / Reportar erro

CAMPO TRANSNACIONAL DE POLICIAMENTO: AS RELAÇÕES ENTRE A DRUG ENFORCEMENT ADMINISTRATION (DEA) E A POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL (PF)

Resumo

Este artigo objetiva compreender as relações entre a DEA e a PF no combate ao tráfico internacional de drogas, que se desenvolveram de maneira relativamente autônoma e paralela às relações governamentais. Interpretamos esse processo à luz do conceito de campo oferecido por Pierre Bourdieu, que nos ofereceu os instrumentos necessários para que compreendêssemos as relações entre burocracias estatais em esfera transnacional, superando os marcos interestatais dominantes nas Relações Internacionais. Por meio de uma pesquisa documental, concluímos que programas de assistência, treinamento e operações conjuntas foram ações estratégicas fundamentais na criação de uma rede de confiança entre polícias de diferentes partes do mundo, consolidando um campo próprio, por meio do qual a DEA pôde influenciar as condutas, diretrizes e objetivos da PF.

Palavras-chave:
Policiamento Transnacional; Combate às Drogas; DEA; Polícia Federal do Brasil; Análise de Campo

CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br