Acessibilidade / Reportar erro

AÇÚCAR E CAFÉ: AMBIGUIDADE DE RAÍZES DO BRASIL1 1 Agradecemos ao Núcleo de Sociologia da Cultura da USP pelo diálogo frutífero, especialmente, as sugestões de Darlan Praxedes Barbosa, Dimitri Pinheiro Silva, Lidiane Soares Rodrigues e Marcello Stella, assim como às/aos pareceristas anônimas/os pelos comentários ao artigo, que nos permitiram aperfeiçoar nosso argumento.

SUGAR AND COFFEE: THE AMBIGUITY OF RAÍZES DO BRASIL

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir a dimensão política de Raízes do Brasil, objeto de debate recente. Abordamos esse problema por meio de uma reconstrução sucinta da trajetória de Sérgio Buarque de Holanda, que teria, possivelmente, condicionado seu posicionamento. Entendemos que Sérgio Buarque não fixou em Raízes do Brasil uma mensagem política unívoca e sugerimos que o livro conteria um argumento central com desfecho ambíguo, cuja gênese teria relação com a ambivalência da origem social e geográfica de seu autor.

Palavras-chave:
Intelectuais; Sérgio Buarque de Holanda; Origem Familiar; Trajetória; Raízes do Brasil

CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br