Acessibilidade / Reportar erro

O humor no ensino de línguas

Humor in language teaching

Resumo:

Neste artigo, defendemos que o humor, especificamente em piadas, facilita o ensino da língua espanhola para estudantes brasileiros. Para tanto, apresentamos argumentos em favor da importância da utilização do humor para o ensino e a aprendizagem; mostramos como a teoria da relevância (SPERBER; WILSON, 1986SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: communication & cognition. Cambridge, MA: Harvard University, 1986., 1995SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: communication & cognition. 2. ed. Oxford: Blackwell, 1995.) nos auxilia a compreender como as pessoas compreendem piadas; argumentamos que o docente deve prever possíveis traduções feitas pelos alunos para utilizar piadas em sala de aula apropriadamente; e, por fim, analisamos três piadas baseando-nos na classificação de Yus (2010)YUS, Francisco Ramos. Relevance, humour and translation. In: CONFERENCE INTERPRETING FOR RELEVANCE: DISCOURSE AND TRANSLATION, 2010, Poland, Anais… Conference Interpreting for Relevance: Discourse and Translation. Kazimierz Dolny (Poland). 2010. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/240614420_Relevance_humor_and_translation>. Acesso em: 31 out. 2014.
https://www.researchgate.net/publication...
. Concluímos que piadas transferíveis têm mais chances de serem compreendidas pelos estudantes, quando comparadas com piadas substituíveis e desafiadoras.

Palavras chave:
Humor; Piada; Ensino de língua espanhola; Teoria da relevância

EDIPUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, 90619-900, Tel: 3320-3500 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: letrasdehoje@pucrs.br