Acessibilidade / Reportar erro

MARGARET CAVENDISH. ESCRITURA, ESTILO Y FILOSOFÍA NATURAL* * Una versión preliminar de este artículo se presentó en el I Coloquio Mujeres y pensamiento filosófico en la Universidad del Bosque, Bogotá, agosto de 2014). Este artículo es un resultado del proyecto de investigación Escritura, filosofía y vida (DCS-407-15), financiado por la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia.

RESUMO

O objetivo deste trabalho é indicar como a exploração estilística de Margaret Cavendish responde às particularidades do conceito de natureza dela, por exemplo, a tese de que a natureza é uma matéria viva, infinita, mutável e heterogênea. Primeiramente, mostrarei o modo pelo qual a autora está presente em seus escritos, como ela escreve de uma perspectiva de primeira pessoa sobre sua própria experiência e de quem ela é. Resumirei brevemente sua biografia e o contexto no qual ela praticou filosofia. Dado que suas escolhas de estilo são bastante numerosas, apresentarei somente algumas poucas, entre as peculiaridades estilísticas dela. Em segundo lugar, desenvolverei uma visão geral do seu conceito de natureza, ao contrário do proposto pelas teorias mecanicistas de seu tempo. Esclarecerei que tal conceito é expresso adequadamente pela diversidade estilística à qual Cavendish se volta em suas investigações.

Palavras-chave:
Vitalismo; filosofia mecanicista; filosofia moderna; escrita

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha, CEP: 31270-301 Belo Horizonte MG - Brasil, Tel: (31) 3409-5025, Fax: (31) 3409-5041 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: kriterion@fafich.ufmg.br