Acessibilidade / Reportar erro

Incidência, diagnóstico, métodos terapêuticos e desfechos de eventos tromboembólicos venosos em pacientes com COVID-19 em um hospital quaternário do Brasil

Resumo

Contexto

Os estados pró-trombóticos têm sido associados a infecções virais. A nova infecção pela síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (SARS-CoV-2) sabidamente eleva os níveis de D-dímero, embora a relação causal não tenha sido bem estabelecida.

Objetivos

Este estudo apresenta uma análise epidemiológica de episódios sintomáticos de tromboembolismo em um grupo de pacientes hospitalizados pela doença do novo coronavírus (COVID-19).

Métodos

Foi realizada uma revisão retrospectiva de prontuários de pacientes internados por COVID-19 que apresentaram trombose venosa profunda e/ou embolia pulmonar sintomáticas. Foram avaliados os dados demográficos, a prevalência de tromboembolismo, a variação do D-dímero ao longo do tempo, o manejo e os desfechos.

Resultados

Dos 484 casos confirmados de COVID-19 admitidos entre março e julho de 2020, 64 apresentaram sintomas de tromboembolismo, que foram investigados, e 13 tiveram tromboembolismo confirmado (2,68% do total e 20,31% dos sintomáticos). A maioria dos casos ocorreu em regime de terapia intensiva (76,92%). Houve um aumento significativo no número de pacientes com D-dímero acima de 3.000 ng/mL no dia atribuído ao diagnóstico de tromboembolismo com relação aos níveis do momento da admissão (80%, p < 0,05).Uma queda significativa de pacientes nesse limiar também foi observada no momento da alta (p < 0,05). Todos os pacientes receberam tromboprofilaxia ou anticoagulação conforme indicado. Houve dois óbitos na amostra, ambos pacientes com comorbidades severas. Ao fim do protocolo, nove pacientes receberam alta e dois permaneceram hospitalizados, mas sem sinais de piora.

Conclusões

A prevalência de tromboembolismo em pacientes hospitalizados por COVID-19 foi de 2,7%, sendo mais frequente em regime de terapia intensiva. A instituição precoce de profilaxia e anticoagulação imediata ao diagnóstico é primordial nesse grupo de pacientes.

Palavras-chave:
trombose; tromboembolismo venoso; embolia pulmonar; COVID-19; óbito; tratamento farmacológico

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br