Acessibilidade / Reportar erro

Insuficiência venosa crônica e uso de meia elástica de compressão graduada: uma análise sobre a adesão ao tratamento em pacientes do SUS

Resumo

Contexto

A insuficiência venosa crônica é uma doença de alta prevalência mundial, podendo chegar a até 80% da população. Sua incidência aumenta com a idade e é mais frequente no sexo feminino. Das opções terapêuticas, destaca-se a terapia compressiva, sendo a principal o uso de meia elástica de compressão graduada, considerado o tratamento básico para a insuficiência venosa crônica independentemente da classificação clínica do paciente. Na prática clínica, o resultado da terapia é prejudicado pela não adesão ao uso da meia.

Objetivos

Avaliar a taxa de adesão ao uso da meia elástica de compressão graduada, assim como compreender a problemática da não aderência ao tratamento.

Métodos

Estudo observacional transversal, realizado entre junho de 2017 até janeiro de 2019, mediante aplicação de questionário aos pacientes em ambulatório de cirurgia vascular do Sistema Único de Saúde (SUS), em um hospital-escola, em Curitiba, no estado do Paraná (PR). Os dados foram analisados com o programa computacional IBM SPSS Statistics v.20.0.

Resultados

Foram analisados 240 pacientes. A média de idade foi de 57,5±12,9 (22-86); 84,2% eram do sexo feminino. Do total de pacientes analisados, 106 (44,2%) não aderiram ao uso das meias. As justificativas para o não uso foram: questão financeira, dor, desconhecimento da necessidade, calor e outras.

Conclusões

A taxa de adesão encontrada no presente estudo foi de 55,8%, e o principal motivo para o não uso foi a questão financeira.

Palavras-chave:
meias de compressão; insuficiência venosa; cooperação e adesão ao tratamento

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br