Acessibilidade / Reportar erro

Análise morfo-histológico sobre prevalência e distribuição de ateroma na aorta abdominal e em seus ramos: estudo em cadáveres

Resumo

Contexto

Aneurismas e processos ateromatosos são características patológicas perceptíveis que costumam estar associadas a morbidade e mortalidade significativas.

Objetivos

Este estudo em cadáveres teve como objetivo avaliar os aspectos morfométricos e histológicos da formação de placa ateromatosa na aorta abdominal e em seus ramos com suas subsequentes variações morfológicas caracterizadas por enrolamentos, acotovelamentos ou tortuosidades, se presentes.

Métodos

O estudo foi realizado com 30 cadáveres humanos (aproximadamente 65-75 anos). Foi descrita a frequência de ocorrência de placas calcificadas na aorta abdominal e em seus ramos com as respectivas medidas morfométricas e características histológicas com auxílio da coloração por hematoxilina e eosina.

Resultados

Variações na aorta abdominal e na artéria ilíaca comum foram observadas em 16,6% dos espécimes. A formação de placa ateromatosa foi observada em dois espécimes (um espécime foi associado a acotovelamento), enquanto em outros três espécimes houve apenas variação na estrutura normal (acotovelamento/artéria tortuosa). A análise histológica mostrou macrófagos espumosos e calcificação densa, o que gerou uma impressão ateromatosa.

Conclusões

Os estudos em cadáveres sobre localização, natureza e grau de formação de placa na aorta abdominal e em seus ramos são extremamente importantes para os cenários clínicos e as opções de tratamento.

Palavras-chave:
aorta abdominal; artéria ilíaca; ateroma; placa; estenose

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br