Acessibilidade / Reportar erro

Aplicação dos critérios PERC e do D-Dímero ajustado para idade em pacientes submetidos a angiotomografia pulmonar para o diagnóstico de embolia pulmonar

Resumo

Contexto

O diagnóstico de embolia pulmonar (EP) representa um desafio para o profissional. A prática atual envolve o uso de modelos de previsão de probabilidade pré-teste e, para otimizar esse processo, várias estratégias têm sido exploradas.

Objetivos

Investigar se a aplicação dos critérios de exclusão de EP (pulmonary embolism rule-out criteria, PERC) e do D-dímero (DD) ajustado para idade diminui o número de angiografias computadorizadas (ATCs) pulmonares realizadas em pacientes com suspeita de EP.

Métodos

Estudo transversal retrospectivo com pacientes adultos submetidos a ATC pulmonar com suspeita de EP em 2018 e 2020. Foram aplicados os critérios PERC e o DD ajustado para idade. Foi estimado o número de casos não indicados para exames de imagem, e foram calculadas as características operacionais para o diagnóstico de EP.

Resultados

Foram incluídos 302 pacientes, dos quais 29,8% apresentaram diagnóstico de EP. Apenas 27,2% dos casos não prováveis ​​de acordo com os critérios de Wells apresentaram DD; o ajuste implicou em uma diminuição de ACTs de 11,1%, com área sob a curva de 0,5. Os critérios PERC diminuiriam em 7%, com área sob a curva de 0,72.

Conclusões

A aplicação do DD ajustado para idade e dos critérios PERC em pacientes submetidos a ATC pulmonar por suspeita de EP parece diminuir a indicação para tais exames.

Palavras-chave:
embolia pulmonar; produtos de degradação da fibrina; diagnóstico; regras de decisão clínica; testes diagnósticos

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br