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Journal of Transport Literature, Volume: 6, Número: 4, Publicado: 2012
  • Introducing the volume 6, number 4 of JTL

  • Um modelo integrado de simulação-otimização para a avaliação de um novo negócio de aeronaves de propriedade compartilhada Diretório De Pesquisa

    Lopes, Juliana da Serra Costa; Cunha, Claudio Barbieri da

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve um modelo integrado de simulação-otimização para auxiliar na avaliação de uma nova operação de jatos de propriedade compartilhada, que surge na fase de planejamento de um novo negócio, quando é necessário avaliar localizações alternativas para as bases onde ficam os jatos (quantas e onde), assim como estimar a mínima frota requerida e a quantidade de viagens vazias (“deadhead”) que não geram receita. O problema de determinação da frota ótima e alocação das aeronaves aos voos é modelado como um problema de fluxo em rede espaço-tempo de mínimo custo, com base em demandas diárias de vôos geradas a partir de simulação de Monte Carlo. O modelo foi implementado em ambiente de planilha Excel com automatização de todos dos procedimentos de simulação e de montagem e resolução do modelo de otimização, de tal modo que os dados possam ser alimentados, atualizados e modificados, e os modelos processados por qualquer pessoa sem conhecimento ou domínio de pesquisa operacional.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we describe a simulation-optimization model to help evaluate the feasibility of a new fractional ownership jets operation. This problem arises in the planning phase a new business to be launched, when it is necessary to evaluate alternative base location for the jets (how many and where) as well as to estimate the minimum required fleet size and the amount of deadhead (i.e. empty) trips that do not generate revenue. The problem of determining the fleet requirements, as well as allocation of jets to minimize the empty flights are modeled as a space-time minimum cost network flow model legs based on daily flight demands generated by Monte Carlo simulation. Our model was implemented in Excel spreadsheet with automation of all procedures related to the simulation and to building and solving the optimization model, in such a way that data can be easily inputted, updated and modified, and the models run in an easy and straightforward way by anyone with no required skills in operations research
  • Procedimento e protótipo computacional para dimensionamento de uma praça de pedágio Diretório De Pesquisa

    Faria, Bruno Santana de; Campos, Vânia Barcellos Gouvêa

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe um procedimento para o dimensionamento do layout de praças de pedágio como forma de subsidiar a implantação destas praças em novas concessões ou na melhoria das existentes, visando um melhor nível de serviço para o usuário. Para agilizar e facilitar as análises foi desenvolvido um protótipo computacional que define as características da praça de pedágio a partir de um nível de serviço desejado. Para tanto, inicialmente, apresenta-se neste trabalho uma caracterização das praças de pedágio quanto à forma de pagamento da tarifa, a localização da praça no sistema, o layout e seus principais elementos e posteriormente os métodos de dimensionamento. Com base nessas análises, propõe-se um procedimento para dimensionamento de uma praça de pedágio considerando a relação entre as características da praça e o nível de serviço para o usuário.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes a procedure for the design of the layout of toll plazas in order to subsidize the implementation of these in new highways concessions or improving existing ones, aiming at a better level of service to the highway user. A computer program prototype was developed for defining the characteristics of the toll plaza from a desired level of service. For that, initially, this article presents a characterization of toll plazas about payment type, location of the plaza in the highway system, the layout and the main elements of design. Based on these analyses, a procedure is proposed for dimensioning toll plazas considering the relationship between toll plazas' characteristics and the desired level-of-service to the highway user.
  • Análise dos efeitos do ruído aeronáutico em zonas residenciais circunvizinhas ao Aeroporto Internacional de Brasília Diretório De Pesquisa

    Carvalho Júnior, Edson Benício; Garavelli, Sérgio Luiz; Maroja, Armando Mendonça

    Resumo em Português:

    Esse trabalho teve por objetivo analisar a percepção de incômodo causado pelo ruído aeronáutico em zonas residenciais circunvizinhas ao Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR). O estudo foi dividido em duas partes. Na primeira, foram realizadas medições acústicas em três áreas e o nível de ruído determinado pelos parâmetros: Leq, Lmax, Lmin, RF, SEL e IPR. Na segunda parte, aplicou-se, um questionário adaptado do projeto Eurocontrol (European Organisation for the Safety of Air Navigation). Os resultados das medidas de campo indicam regiões com qualidade acústica comprometida e com potencial de incômodo, principalmente no período noturno. Da análise dos questionários obteve-se que os pesquisados do sexo feminino mostraram-se mais incomodados com o ruído de automóveis e aviões e percebem de forma mais vigorosa o barulho do tráfego rodoviário e aéreo. Também constatou-se insatisfação quanto às interferências provocadas pelo barulho das aeronaves na realização de atividades cotidianas e indicaram como reações associadas ao ruído dores de cabeça, distúrbios no sono, estresse e dificuldade de concentração. Destaca-se que na região com menor ruído ambiente os respondentes são mais sensíveis ao barulho dos aviões e os valores dos parâmetros acústicos medidos justificam as reações negativas dos respondentes ao ruído aeroviário. Além disso, verificou-se uma relação direta entre a percepção de incômodo e desconforto com os níveis de pressão sonora medidos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze the perception of discomfort caused by aircraft noise in residential areas surrounding the Brasilia International Airport (SBBR). The study was divided into two parts. At first, noise measurements were conducted in four residentials zones and the sound pressure level determined by the parameters: Leq, Lmax, Lmin, RF, SEL and IPR. In the second part, we applied a questionnaire adapted from the project Eurocontrol (European Organisation for the Safety of Air Navigation). The results of field measurements indicate regions with soundscape compromised and with potential of nuisance, especially at night. Was obtained, from analysis of questionnaires, that the respondents female sex if showed more sensitive by the noise of cars and planes and realize more intensity the noise from road and air traffic. It was found dissatisfaction with the interference caused by the noise of aircraft in daily activities and indicated as reactions noise-related: headaches, sleep disorders, stress and difficulty concentrating. It is noteworthy, that in the region with lower noise, the respondents are more sensitive to the noise of airplanes and the values of acoustic parameters measured would justify the negative reactions of respondents to the air transportation noise. Moreover, there was a direct relationship between the perception of annoyance and discomfort with the sound pressure levels measured.
  • Liberalização econômica e universalização do acesso no transporte aéreo: é possível conciliar livre mercado com metas sociais e ainda evitar gargalos de infraestrutura Diretório De Pesquisa

    Zimmermann, Nara; Oliveira, Alessandro V. M.

    Resumo em Português:

    A liberalização econômica do transporte aéreo brasileiro trouxe visíveis benefícios ao setor, com preços mais baixos e maior popularização. Houve, entretanto, mais concentração da operação em grandes aeroportos e perda de cobertura regional. O presente trabalho tem por objetivo analisar a evolução do número de aeroportos servidos pelo transporte aéreo regular brasileiro, bem como os índices de concentração de operações e a cobertura ao longo do território nacional. Serão abordados aspectos contidos no processo de desregulação econômica que o mercado aéreo brasileiro sofreu nos anos 1990 e início dos anos 2000, fazendo com que o transporte aéreo nacional passasse a ser mais competitivo e eficiente, mas também com operação mais concentrada geograficamente. Estes fatores acarretaram benefícios e malefícios aos passageiros: por um lado, preços mais baixos, alta indução do tráfego aéreo e maior acessibilidade de novos segmentos de consumidores; por outro, crescimento acelerado pressionado das infraestruturas aeroportuária e do espaço aéreo - com decorrentes gargalos geradores de congestionamentos e atrasos - e piora na cobertura geográfica. Este estudo desenvolveu um modelo econométrico que possibilitou análise de potenciais variáveis explicativas da cobertura do transporte aéreo, bem como sua influência e impacto no número de aeroportos servidos.

    Resumo em Inglês:

    The economic liberalization of the Brazilian air transportation has brought visible benefits to the sector, with lower prices and greater popularity. There was, however, more concentration of the operation at major airports and loss of regional coverage. This paper aims to analyze the development of the number of airports served by regular air transportation in Brazil, as well as the concentration indices of operations and coverage across the national territory. It will examine aspects from the process of economic deregulation that the Brazilian air market suffered in the 1990s and early 2000s, causing the national air transportation became more competitive and efficient, but also with operate more geographically concentrated. These factors resulted in benefits and in harms to passengers: on the one hand, lower prices, high induction air traffic's and increased accessibility of new customer, on the other hand, pressed accelerated growth of airport infrastructure and airspace - with arising congestion generators bottlenecks and delays - and worst coverage. This study developed an econometric model that allowed for analysis of potential explanatory variables of the coverage of air transport as well as their influence and impact on the number of airports served.
  • Infraestrutura de transporte e crescimento econômico no Brasil Diretório De Pesquisa

    Bertussi, Geovana Lorena; Ellery Junior, Roberto

    Resumo em Português:

    O artigo investiga o impacto dos gastos públicos em transportes sobre o crescimento econômico dos estados brasileiros entre 1986 e 2007 utilizando dados em painel. Além do modelo tradicional de efeitos fixos, optou-se por rodar também um modelo de regressão quantílica. Os resultados obtidos nesse trabalho mostraram que o investimento público no setor de transportes provoca efeito positivo e estatisticamente significante sobre o desempenho econômico de longo prazo dos estados brasileiros e contribui potencialmente para a redução da desigualdade de renda entre eles. Ainda de acordo com as evidências empíricas encontradas, os gastos públicos em infraestrutura de transporte são mais produtivos nas regiões menos desenvolvidas do país (regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Dessa forma, mostra-se que as políticas públicas implementadas no país são de extrema relevância para a promoção do crescimento econômico e do desenvolvimento regional brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to investigate the impact of the public spending on transports over the economic growth in the Brazilian states between the years of 1986 and 2007, using panel data. Besides the traditional model of fixed effects, it was also decided to run a quantile regression model. The results of this study showed that public investment in transportation causes positive and statistically significant effect on the long-term economic performance of the Brazilian states and potentially contribute to the reduction of income inequality between them. Also according to the empirical evidence found, public spending on transportation infrastructure is more productive in less developed regions of the country (North, Northeast and Midwest). Thus, the paper shows that public policies implemented in the country are very important for promoting economic growth and regional development in Brazil.
  • Eficiência portuária: análise das principais metodologias para o caso dos portos brasileiros Ensaios & Literaturas

    Falcão, Viviane Adriano; Correia, Anderson R.

    Resumo em Português:

    Sabendo que mais de 80% do comércio internacional brasileiro é realizado via marítima, o setor portuário assume uma importância indiscutível no processo de crescimento econômico nacional, inclusive como um fator de desenvolvimento sócio econômico no seu entorno. Dentro desse contexto, a necessidade de avaliar o desempenho portuário se torna essencial para assegurar a competitividade dos produtos nacionais em mercados externos. Neste artigo, são abordadas as duas principais metodologias de avaliação de eficiência portuária, em especial a Fronteira Estocástica e a Análise Envoltória de Dados. Serão levantadas evidências do desempenho das técnicas existentes e quais se adequam melhor para o caso da avaliação da eficiência portuária. A fronteira estocástica apresentou como principal vantagem o fato de comparar os resultados dos portos analisados com parâmetros técnicos ou normalizados, porém, só consegue analisar um produto por vez. A análise envoltória de dados, por sua vez, tem como vantagem a possibilidade de analisar múltiplos produtos, porém, com um número reduzido de dados amostrais.

    Resumo em Inglês:

    More than 80% of the Brazilian international trade is by sea, the port assumes an unquestionable importance in the process of national economic growth. Also considered as a factor for socioeconomic development to region nearby. In this context, the necessity to evaluate the port efficiency is essential to assure the competitiveness of the national products on external markets. This paper will analyze the two main approaches of evaluation of port efficiency, in special the Stochastic Frontiers and the Data Envelopment Analysis. It will show the main evidences of the performance of the existing techniques and which is the better for the case of the port efficiency. The Stochastic Frontiers presented as main advantage the fact to compare the results with technical parameters or normalized, however it only analyze one product for time. The Data Envelopment Analysis has as advantage, the possibility to analyze multiples products, however with a reduced number of samples.
  • Planejamento aeroportuário no Brasil: discussão sobre contribuições da prospectiva estratégica Ensaios & Literaturas

    Linhares, George Christian

    Resumo em Português:

    O artigo aborda o planejamento aeroportuário enquanto problema de política pública, inserindo-o na perspectiva das relações de poder entre agentes envolvidos ou interessados no processo de planejamento (stakeholders). O objetivo é apresentar referências oriundas do campo da prospectiva estratégica que possam ser de interesse para o trato do problema do planejamento aeroportuário no Brasil. Importante elemento da infraestrutura de uma região, decisões sobre o desenvolvimento de um aeroporto são interesse legítimo de diversos atores e, assim, se demonstram adequadas as contribuições da prospectiva estratégica, que considera os interesses dos atores envolvidos na problemática analisada. Fundamentado em revisão bibliográfica e análise do planejamento aeroportuário no contexto brasileiro, o artigo reforça a natureza complexa do planejamento de aeroportos e traz como conclusões a necessidade de analisar os objetivos e interesses das partes interessadas e a defesa do uso de metodologias prospectivas para o ambiente de planejamento nacional indicando espaço para ensaios de aplicação do método MACTOR.

    Resumo em Inglês:

    This paper takes up the airpot planning as a public policy problem, placing it in the context of relations between the agents involved or interested in the planning process. The aim is to present references from the field of strategic prospective that can be useful for Brazilian airport planning process. Such an important element of the infrastructure in a region, decisions regarding airport development impact several stakeholders, thus contributions of strategic prospective shown to be appropriate. Based on bibliographic review and analysis of airport planning in Brazilian context, the paper reinforces the complex nature of airport planning and the conclusions support the need to analyse the relantionship between the stakeholders and support the applicability of prospective methods for the context of national airport planning, particularly the MACTOR.
  • Uso de automóveis e o caos urbano: considerações sobre o planejamento de transportes das grandes cidades Ensaios & Literaturas

    Ramis, Jacqueline Elhage; Santos, Emmanuel Antônio dos

    Resumo em Português:

    A redução do uso de automóveis em grandes cidades envolve mudanças de caráter comportamental individual e coletivo, além de transformações na infraestrutura urbana existente. Para se operarem estas mudanças, é necessário o envolvimento das esferas municipal e federal do governo, além da participação da população. Na esfera federal, o governo deve desacelerar os incentivos financeiros às compras de veículos novos. Dentro das municipalidades, o governo precisa melhorar as condições de acessibilidade nos centros urbanos, para que o transporte coletivo atenda às necessidades de mobilidade de modo eficiente e eficaz. Por fim, a população deve buscar alternativas ao modo escolhido para seus deslocamentos diários. A análise de estudos internacionais que sobre a redução do uso carro apontou que a oferta de transporte coletivo de boa qualidade aliada a políticas públicas para atração de novos usuários deve ser um trabalho contínuo e constante. Tais mudanças podem trazer vantagens como melhores condições de translado, economia de combustível, diminuição das emissões de gases na atmosfera, menos congestionamentos nas ruas, diminuição do ruído urbano e, não menos importante, a apropriação efetiva do espaço público pelo pedestre.

    Resumo em Inglês:

    Private car use reduction involves changes in individual and group behavior, together with transformation in existing urban infrastructure. These changes involve the government in Municipal and Federal levels, besides the urban population. Federal government should decrease existing incentives to vehicle acquisitions. Municipality should provide and improve accessibility to public transportation. At last, population should look for efficient mobility in daily transportation. High quality public transportation provided along with policies for attract new passengers should be a constant and continuous task. As an outcome, such changes can bring better driving conditions, reduce fuel expenses, lower noise levels in crowded urban areas, diminish gas emission on the atmosphere, and improve pedestrian use of the public space.
  • Capacidade do lado aéreo dos aeroportos brasileiros Ensaios & Literaturas

    Alves, Cláudio Jorge Pinto; Fraga, Rafael

    Resumo em Português:

    O crescimento da demanda pelo transporte aéreo tem exigido ações para adequação da capacidade instalada nos aeroportos. Normalmente tais obras requerem vultosos recursos e trazem preocupações socioambientais. Uma ampliação em qualquer setor do aeroporto necessita uma visão sistêmica para garantir que a obra vai efetivamente propiciar ganhos ao aeroporto como um todo e não simplesmente se transferir o gargalo dentro do sistema. Neste artigo são mostrados os resultados dos cálculos das capacidades de dois subsistemas do lado aéreo dos vinte principais aeroportos brasileiros. Apenas em quatro aeroportos se mostra a ocorrência de um balanceamento entre as suas capacidades. Nos demais, um ou outro subsistema se caracteriza como limitante. Para esses casos, a ampliação da capacidade do aeroporto somente se viabiliza se as ações se voltarem para o subsistema limitado.

    Resumo em Inglês:

    In order to satisfy the continually growing demand for air transportation, further improvements has been demanded to increase airports' capacity. Usually, such effort requires significant resources, generating social and environmental concerns. When improving any airport facility, several systemic actions are required in order to ensure that such effort will actually be able to provide real benefits to the airport (as a whole), instead of just transferring the bottleneck through the system. In the present study, the operational capacities of two airside's subsystems are presented, showing those metrics for the top twenty Brazilian airports. As a result, only four of them indicate good balance between subsystems capacities, therefore, all the others are showing at least one subsystem that can be characterized as a bottleneck. For those cases, the expansion of the airport capacity is only possible through actions capable to solve capacity problems at the limited subsystem.
  • O desafio logístico na implantação de um aeroporto indústria no Brasil Ensaios & Literaturas

    Matera, Roberta de Roode Torres

    Resumo em Português:

    À medida que a relação comercial entre os países aumenta, existe a necessidade que os órgãos governamentais incentivem as indústrias nacionais a procurar novos caminhos, para que elas possam se inserir com maior competitividade no mercado externo, trazendo assim um maior equilíbrio à balança comercial e ao crescimento do país. Para se atingir um sistema de distribuição mais barato e potencialmente mais estável, o sistema logístico inteiro deve ser eficiente. O conceito de Aeroporto-Indústria consolida esta necessidade de se intensificar a transformação dos sistemas de transporte e logísticos do país, proporcionando a instalação de plantas industriais em aeroportos internacionais com vista à exportação, com desburocratização, simplificação de procedimentos e redução de custos tarifários, tributários e logísticos, aumentando a competitividade das indústrias do país no mercado internacional. Com base neste contexto, este trabalho pretende mostrar a relação de dependência da cadeia logística eficiente no amparo à implantação de um Projeto Aeroporto-Indústria.

    Resumo em Inglês:

    While the trade relationship among the countries increases, there is a necessity from the states to motivate its national industries to be inserted in a more competitive global market, providing then, equilibrium to its commercial balance and its development. To achieve a cheaper distribution system and potentially stable, the whole logistics system must be efficient. In short, this new set of logistical processes requires a logistical environment that is time-based, collaborative and flexible. The Industrial-Airport concept consolidates this necessity for the intensification of the logistic system of the Country, providing the installation of industrial plants in international airports specified for exportation with disbureaucracy, simplification of procedures and reduction of duties, taxes and logistics costs, increasing, on the other hand, the industrial competitiveness in an international global market. For this reason, this work intends to show the dependent relationship of an efficient logistic chain in the implementation of an Industrial-Airport.
  • Fusões no transporte aéreo: estudos e tendências Ensaios & Literaturas

    Ueda, Thiago Vinicius Alves

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta recentes estudos da literatura acerca dos efeitos das fusões para o bem-estar social dos usuários do transporte aéreo, mais especificamente, como o processo impacta no preço das passagens e nas frequências de voos. Os resultados sugerem que fusões entre companhias aéreas "legacy" nos EUA tem causado significante aumento nos preços das passagens e redução nas frequências de voo. Além disso, fusões parecem resultar em redução de preços quando companhias low-cost estão envolvidas, salvo bilhetes adquiridos com poucos dias de antecedência. Por fim, fusões entre companhias network e low-cost mostram-se prejudiciais para os consumidores, mas a magnitude do impacto varia de acordo com a competição entre as companhias anteriormente em rotas específicas.

    Resumo em Inglês:

    This article presents new studies of the literature about the effects of mergers to the social welfare of the users of air transport, more specifically, as the process impacts the price of the tickets and on the frequency of flights. The results suggest that mergers between legacy carriers in the USA has caused significant increases in the prices of the tickets and reduction in the flight frequency. In addition, mergers seem to result in reduction of prices when low-cost companies are involved, except for tickets purchased with few days in advance. Finally, mergers between network carriers and low-cost carriers are non-benefit to consumers, however the impact depends on the competition between the carriers previously in specific routes.
  • Proteção e liberalização no transporte marítimo de cabotagem: o uso da regulação nos mercados canadense e brasileiro Ensaios & Literaturas

    Nascimento, Marcus Vinícius

    Resumo em Português:

    O transporte marítimo de cabotagem, representado pela movimentação de mercadorias ao longo da costa marítima, tem demonstrado significante competitividade em relação a outros modais, principalmente pelo seu baixo custo de frete. O objetivo deste trabalho é apresentar o que a literatura traz sobre a regulação deste modal e desenvolver uma comparação entre o cenário canadense e o brasileiro. Nota-se que, no Canadá, o sistema passa por problemas de eficiência produtiva, principalmente pelo curto prazo de permanência permitido aos containeres estrangeiros no país. Em contraposição ao Canadá, a extensa costa e as altas taxas de importação, contribuem com o desenvolvimento deste modal no Brasil. Todavia, as políticas do Mercosul impedem a cabotagem de longo curso para os outros países da mesma costa (i.e. Argentina), fato que facilitaria as trocas comerciais entre os países.

    Resumo em Inglês:

    The maritime cabotage, represented by the movement of goods along the coastline, has shown as a competitive modal against other transportation systems, especially because of its low cost freight. The objective of this paper is to present what the literature brings about the cabotage regulation and to develop a comparison between Canadian and Brazilian markets. In a first analysis, the Canadian's system goes through problems of productivity efficiency, especially for the short stayed permitted time of foreign containers in the country. In a contrast, the extensive coastline and the high import taxes, contribute to the development of Brazilian cabotage. However, the policies of Mercosur prevent the cabotage along countries in the same coast (i.e. Brasil-Argentina), a fact that would facilitate trade between the countries.
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