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Estimando valor de tempo de viagem com diferentes fontes de dados utilizando modelos logit

Estimating travel time value by different data source using the logit model

Resumos

A estimação de parâmetros de valor de tempo de viagem - VTV - pode ser feita utilizando metodologias diversas divididas em duas vertentes de especificação funcional a de equações estruturadas com base na teoria econômica e a essencialmente estatística com múltiplas equações. A primeira abordagem é a adotada neste trabalho, pois ela apresenta maior racionalidade e durante a evolução dos modelos de estimação do VTV, muitas dúvidas surgiram dos métodos de estimativas principalmente da fidedignidade dos parâmetros estimados relação ao parâmetro populacional. Dentre os métodos de estimação um que se propõe a melhorar os resultados é o de juntar fontes de dados distintas, mas que não foi utilizado para ver a melhoria na estimação do VTV. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo relativo a estimações de modelos de escolha discreta utilizando uma combinação de duas fontes de dados e calculando os valores de tempo para diferentes modelos estruturais, conforme a teoria do valor de tempo. O trabalho amplia a abordagem de Morikawa (1989) formalizando as hipóteses necessárias a uma estimação com duas fontes de dados provenientes da pesquisa do Plano Diretor de Operação de Transporte do Ceará e indica que a combinação das fontes de dados de preferência declarada e revelada feita naquele estado gera resultados diferentes do modelo clássico logit e que isso dependerá da fonte geradora de dados.

valor de tempo de viagem; fontes de dados; transporte de passageiros; modelos de escolha discreta


The estimation of travel time value - TTV - parameter can be done using some methodologies that can be match into two functional specification background: the first is the structured economic theory approach and the second is the statistical with multiple equations. The first approach is adopted in this study because it has a higher rationality and during the evolution of estimation models of TTV, many doubts arose related to the reliability of the estimation methods comparing the estimated parameter with the population parameter. Among the estimation methods one that aims to improve outcomes is to bring together different data sources, but that was not used to see improvement in the estimation of the TTV. This paper presents a study on the estimation of discrete choice models using a combination of two sources of data and calculating values of travel time for different structural models, according to the theory of time value. The work expands Morikawa (1989) approach formalizing the assumptions necessary for a estimation with two data sources using the data base from Ceará and it indicates that good data source combination can depend of the data source.

travel time value; data sources; passengers transport; discrete choice model


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Nov 2013
  • Data do Fascículo
    Out 2013

Histórico

  • Recebido
    03 Set 2012
  • Aceito
    20 Jan 2013
  • Revisado
    09 Jan 2013
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