Acessibilidade / Reportar erro

Aprimoramento da metodologia do teste de tetrazólio utilizando diferentes pré-tratamentos em sementes do gênero Epidendrum (Orchidaceae)

Resumo:

O objetivo do presente estudo foi determinar o pré-tratamento mais adequado para aprimorar a metodologia do teste de tetrazólio em sementes do gênero Epidendrum. Inicialmente, cápsulas maduras foram coletadas na vila de El Escorial, no município de Pamplona, Colômbia. Em seguida, as sementes foram submetidas a cinco pré-tratamentos: água deionizada, NaClO a 0,5%, NaClO a 1,0%, sacarose a 10,0% e um controle. Utilizando o método de seringa com filtro de pano, as sementes foram lavadas com água destilada e submetidas a duas concentrações de solução de tetrazólio (0,25% e 1,0%) e três tempos de exposição (6 h, 24 h e 48 h). Finalmente, os resultados do teste de viabilidade do tetrazólio foram comparados ao teste de germinação in vitro. Verificou-se que o uso de água deionizada melhora a eficiência do teste de tetrazólio em sementes de Epidendrum fimbriatum e de E. microtum, assim como em sementes de E. elongatum ao usar 1,0% de tetrazólio por 24 h. Da mesma maneira, foi encontrada alta correlação entre viabilidade e germinação, utilizando água deionizada e 10,0% de sacarose, com resultados homogêneos.

Termos para indexação:
orquidácea; hipoclorito de sódio; sacarose; viabilidade de sementes

ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes Av. Juscelino Kubitschek, 1400 - 3° Andar, sala 31 - Centro,, CEP 86020-000 Londrina/PR - Londrina - PR - Brazil
E-mail: jss@abrates.org.br