Acessibilidade / Reportar erro

Is it possible to estimate longevity through the analyses used to measure the initial physiological potential in soybean seeds?

Resumo:

A análise da longevidade de um lote de sementes pode auxiliar na decisão de por quanto tempo armazenar um lote de sementes até a sua comercialização, uma vez que esta característica implica na manutenção da viabilidade ao longo do tempo. A longevidade é analisada pelo teste de p50, o qual representa o tempo para perda de 50% da viabilidade inicial. Sementes com elevada germinação e vigor têm maior potencial fisiológico e, assim, maior capacidade de manter a qualidade ao longo do período de armazenamento. No entanto, pouco tem sido estudado quanto às correlações entre a análise do p50 (longevidade) com os testes utilizados para mensurar o potencial fisiológico de lotes (germinação e vigor), o que pode ser utilizado como ferramenta para obter inferências sobre a longevidade por meio dos testes mais comumente utilizados. Assim, objetivou-se investigar quais testes utilizados para mensurar o potencial fisiológico de lotes pode ser utilizado para estimar o p50. Para isso, foram avaliados a germinação e o vigor, utilizando-se testes tradicionais e, em paralelo, a longevidade em oito lotes de sementes de soja. As correlações e a regressão linear para as variáveis tradicionais versus p50 também foram testadas. Foi verificado que o uso dos testes de envelhecimento acelerado, condutividade elétrica e tempo para 50% de protrusão da radícula tem elevado potencial para estimar a longevidade mensurada pelo p50.

Termos para indexação:
conservação de sementes; armazenamento; performance fisiológica

ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes Av. Juscelino Kubitschek, 1400 - 3° Andar, sala 31 - Centro,, CEP 86020-000 Londrina/PR - Londrina - PR - Brazil
E-mail: jss@abrates.org.br