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A relação entre a discriminação auditiva e o desvio fonológico

OBJETIVO: Verificar os erros mais frequentes cometidos por crianças com desvio fonológico em um teste de discriminação auditiva, e relacionar o desempenho no teste com a idade, o gênero e a gravidade do desvio fonológico. MÉTODOS: A amostra constituiu-se por 82 crianças com desvio fonológico, de ambos os gêneros, com idades entre 4 anos e 7 anos e 11 meses. Todos os sujeitos foram submetidos à Avaliação Fonológica da Criança para estabelecer o grau do desvio fonológico, e ao teste de discriminação auditiva. Os resultados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Verificou-se que 38% das crianças apresentaram resultados insatisfatórios no teste, sendo os erros mais frequentes: posteriorização, dessonorização de plosiva, e semivocalização de líquida. Além disso, observou-se que as dificuldades na discriminação auditiva tiveram menor ocorrência em sujeitos mais velhos e foram mais comprometidas de acordo com a gravidade do desvio fonológico. CONCLUSÃO: Grande parte das crianças com desvio fonológico apresenta dificuldades na discriminação auditiva. Entretanto, tais dificuldades tiveram menor ocorrência em sujeitos mais velhos e foram mais comprometidas conforme a gravidade do desvio fonológico. Os meninos parecem ter maiores dificuldades para discriminar os sons da fala.

Testes de discriminação da fala; Percepção da fala; Linguagem infantil; Transtornos do desenvolvimento da linguagem; Fala


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