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Influência do tabagismo passivo na aprendizagem de escolares Como citar este artigo: Jorge JG, Botelho C, Silva AM, Moi GP. Influence of passive smoking on learning in elementary school. J Pediatr (Rio J). 2016;92:260-7.

Resumo

Objetivo

Analisar a associação entre o tabagismo domiciliar e o desenvolvimento da aprendizagem em escolares do ensino fundamental.

Métodos

Estudo transversal, com 785 escolares do 2° ao 5° ano do ensino fundamental. Os alunos foram avaliados por meio do Protocolo de Triagem de Letramento Escolar, para identificar a presença de dificuldades de aprendizagem. As mães/responsáveis foram entrevistadas no domicílio por meio de questionário validado. Foram feitas análises descritiva, bivariada e regressão múltipla de Poisson.

Resultado

No modelo final, as variáveis associadas às dificuldades de aprendizagem foram tabagismo atual domiciliar na presença do filho (RP = 6,10; IC 95% 4,56-8,16), tabagismo passivo materno durante a gestação (RP = 1,46; IC 95% 1,07-2,01), alunos pertencerem ao 2° e 3° ano do ensino fundamental (RP = 1,44; IC 95% 1,10-1,90) e serem filhos de mães com apenas o nível fundamental de escolaridade (RP = 1,36; IC 95% 1,04-1,79).

Conclusão

O estudo evidenciou associação entre a exposição passiva ao tabaco e as dificuldades de aprendizagem nos escolares.

Palavras-chave
Tabagismo; Poluição por fumaça de tabaco; Transtornos de Aprendizagem; Crianças

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