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Prevalência e impacto da asma em escolares do município de Caxias do Sul-RS Como citar este artigo: Zacaron D, Roncada C, Molin RS, Jones MH, Pitrez PC. Prevalence and impact of asthma in schoolchildren in the city of Caxias do Sul-RS. J Pediatr (Rio J). 2020;96:479-86.

Resumo

Objetivo:

Analisar a prevalência e o impacto da asma em escolares do município de Caxias do Sul-RS.

Métodos:

Estudo analítico observacional transversal e caso-controle, com crianças e adolescentes entre sete e 15 anos, de escolas da rede pública de Caxias do Sul-RS. O estudo é composto por duas fases: Fase I analisou a prevalência da asma na população delimitada e investigou 1.915 escolares; Fase II foram aplicados a 266 asmáticos e 288 controles, questionários de qualidade de vida, classificação e controle da asma (para o grupo asmático), atividade física, desempenho escolar, espirometria e antropometria.

Resultados:

A prevalência de asma estimada foi de 16,1%. Na comparação entre asmáticos e não asmáticos foram encontradas diferenças na prematuridade (p< 0,001) e ter diagnóstico de outra doença crônica ao nascer (p< 0,001). Na espirometria foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nos valores de VEF1, VEF1/CVF e fluxo expiratório forçado nos momentos 25 e 75% (FEF25-75%); os asmáticos apresentaram valores inferiores. Entre os asmáticos, 133 (50,8%) não tem a doença controlada. Nas variáveis antropométricas foram observadas diferenças significativas, com valores superiores entre os controles, na classificação razão cintura/estatura (p = 0,009) e na percepção da própria saúde (p< 0,001). A qualidade de vida é menor nos asmáticos no domínio bem estar físico (p = 0,001) e no escore total (p = 0,016). O escore total do desempenho escolar não apresentou diferença estatisticamente significativa entre os grupos de estudo.

Conclusão:

A prevalência de asma se assemelha à de outros centros urbanos industrializados e pode impactar negativamente alguns domínios do desenvolvimento dos escolares.

PALAVRAS-CHAVE
Asma; Prevalência; Espirometria; Qualidade de vida; Exercício; Desempenho acadêmico

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