Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da eritromicina sobre a γ-glutamil-cisteína-sintetase e a interleucina-1β no tecido pulmonar exposto à hiperóxia de ratos recém-nascidos prematuros Como citar este artigo: Cai C, Qiu G, Gong X, Chen Y, Zhao H. Effects of erythromycin on γ-glutamyl cysteine synthetase and interleukin-1β in hyperoxia-exposed lung tissue of premature newborn rats. J Pediatr (Rio J). 2014;90:493–9.

Objetivo:

Explorar o efeito da eritromicina sobre lesões pulmonares induzidas por hiperóxia.

Métodos:

Uma prole de ratos Sprague-Dawley (SD) prematuros com um dia de vida foi dividida aleatoriamente em quatro grupos: grupo 1 ar + cloreto de sódio, grupo 2 ar + eritromicina, grupo 3 hiperóxia + cloreto de sódio e grupo 4 hiperóxia + eritromicina. Com um, sete e 14 dias de exposição, foram detectadas Glutationa (GSH) e Interleucina-1 beta (IL-1 beta) pelo ensaio imunossorvente ligado à enzima (ELISA), e o ácido bicinconinico (BCA) foi utilizado para detectar a proteína GSH. O mRNA da γ-glutamil-cisteina-sintetase (γ-GCS) foi detectado por reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR).

Resultados:

Comparadas ao grupo 1, as expressões do mRNA da GSH e da γ-GCS no grupo 3 aumentaram significativamente com um e sete dias de exposição (p < 0,05), porém a expressão de mRNA da γ-GCS diminuiu significativamente aos 14 dias; a expressão de IL-1 beta no grupo 3 aumentou significativamente aos 7 dias de exposição (p < 0,05) e diminuiu significativamente aos 14 dias. Comparadas ao grupo 3, as expressões do mRNA da GSH e da γ-GCS no grupo 4 aumentaram significativamente com um, sete e 14 dias de exposição (p< 0,05), porém as expressões de GSH mostraram uma tendência de queda aos 14 dias; a expressão de IL-1 beta no grupo 4 foi reduzida significativamente com um e sete dias de exposição (p < 0,05).

Conclusões:

As variações de IL-1 beta e GSH mediadas por oxidantes estão envolvidas no desenvolvimento de lesão pulmonar induzida por hiperóxia. A eritromicina poderá regular positivamente a atividade da γ-GCS, aumentando a expressão de GSH, inibindo os níveis de interleucina-1beta mediada por oxidante e aliviando a lesão pulmonar induzida por hiperóxia por meio de um efeito antioxidante.

Eritromicina; Hiperóxia; Lesão pulmonary; Glutationa; Interleucina-1 beta


Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br