RESUMO
Este estudo tem como objetivo verificar a significância dos parâmetros do jogo de basquetebol que discriminam entre equipes vencedoras e perdedoras em partidas disputadas. A amostra do estudo compreende partidas disputadas no torneio de basquete masculino dos XXXII Jogos Olímpicos de Tóquio. Quatro modelos de regressão foram formados. Devido ao tamanho da amostra, o número de variáveis explicativas foi reduzido por meio de análise fatorial, seguida de regressão stepwise para verificar sumariamente a significância estatística dos modelos obtidos, que foram então decompostos em parâmetros individuais. Este estudo indica: (1) um dos quatro modelos de regressão definidos foi sumariamente altamente estatisticamente significativo; (2) dos demais modelos, dois foram eliminados devido à presença de multicolinearidade e um modelo não apresentou alta significância estatística; (3) a pontuação final foi mais influenciada pelas variáveis porcentagem de arremessos de dois e três pontos, número de arremessos de três pontos, turnovers, rebotes defensivos e porcentagem de arremessos verdadeiros. Os resultados do estudo corroboraram os resultados de outros estudos que foram realizados nos últimos anos, que o jogo de basquete está tendendo a arremessos de três pontos e bandejas, redução de turnovers ao passar e rebotes defensivos foram confirmados muito significativo.
Palavras-chave:
Torneio Olímpico de Baquetebol; parâmetros de jogo do basquetebol; vitórias no basquetebol; modelo regressão