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AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE BACHARELANDOS SOBRE SER PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SOCIAL REPRESENTATIONS OF BACCALAUREATE STUDENTS ABOUT BEING A PHYSICAL EDUCATION PROFESSIONAL

RESUMO

As representações sociais que um grupo manifesta sobre um determinado campo pode servir como indício para compreender seu comportamento, porém, como essas representações variam de acordo com o âmbito em que emergem, são necessários estudos em diferentes contextos. Dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa foi identificar e discutir as representações sociais que estudantes do curso de bacharelado em educação física associam ao ser profissional de educação física. Participaram 51 (69,87%) alunos, sendo 18 do sexo feminino e 33 do masculino, com média de idade de 25,52 anos ± 4,7, do primeiro ao oitavo período, dos turnos matutino e vespertino de uma instituição privada localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados desvelaram que saúde, formação, valores profissionais e atividade física são as associações que compõem, possivelmente, o núcleo central das representações sociais destes acadêmicos. O estudo concluiu que o grupo possui representações sociais sobre o ser profissional de educação física que desconsidera a dimensão humanística da área, evidenciando um olhar hegemônico para a dimensão biológica da área.

Palavras-chave:
Psicologia social; Ciências do esporte; Formação de professores

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