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EFEITO DO TREINAMENTO DO AMBIENTE DE REALIDADE VIRTUAL NA ESTABILIDADE DINÂMICA ENTRE ATLETAS DE ESPORTES DO TIPO DINÂMICO ALEATÓRIO E INTERMITENTE

RESUMO

Este estudo tem como objetivo investigar o efeito colateral de um treinamento em ambiente de realidade virtual de seis semanas na estabilidade postural dinâmica e estática em atletas que participam de esportes do tipo dinâmico intermitente aleatório. Os desenhos de estudo pré-teste e pós-teste foram escolhidos para conduzir este estudo. Vinte e quatro atletas do sexo masculino foram selecionados para o estudo. Os participantes participaram de um programa de treinamento em ambiente de realidade virtual de seis semanas, três vezes por semana, durante uma sessão de quarenta e cinco minutos. O ambiente de realidade virtual foi criado usando o sistema de realidade virtual integrado da CAREN com o aplicativo D-flow da Motek. A estabilidade postural foi avaliada por meio de um estadiômetro. As avaliações foram realizadas antes e após seis semanas de treinamento. Um teste t de amostra emparelhada foi usado para determinar as diferenças entre as medidas de resultados pré e pós-teste. A melhoria pode ser vista como um efeito da intervenção de treinamento em ambiente de realidade virtual. Diferenças estatisticamente significativas foram observadas entre o pré e pós-teste para estabilidade postural anteroposterior e mediolateral dinâmica e estática em 20 e 40 níveis de dificuldade. O treinamento em ambiente de realidade virtual ajuda a melhorar o desempenho, avaliando e otimizando a carga de treinamento no processo de melhoria do desempenho de atletas que participam de esportes do tipo dinâmico intermitente aleatório.

Palavras-chave:
Equilíbrio postural; Realidade virtual; Esportes; Desempenho atlético; Estabilidade

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