Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da incontinência fecal e impacto na qualidade de vida por questionários

RESUMO

Contexto:

A incontinência anal acarreta grande impacto na qualidade de vida (QV) dos pacientes. Nosso estudo analisou os principais questionários sobre o tema disponíveis na literatura internacional, visando delinear vantagens e limitações desses instrumentos e de sua correta aplicação, bem como citar os aspectos culturais envolvidos no processo de sua criação e validação, e sugerir uma reflexão sobre a complexidade do tema.

Métodos:

Nessa revisão assistemática, utilizamos três bases de dados eletrônicas (MEDLINE, LILACS, e DeCS) para encontrar os 9 questionários mais utilizados no mundo, e palavras-chave relacionadas.

Resultados:

Quatro dos instrumentos estudados (Pescatori score, FISI, MSKCC bowel function instrument, e o LARS score) não abordam QV, funcionando apenas para diagnóstico. Outros dois, o ‘Jorge and Wexner FI score’, e o ‘St Marks’ FI grading system’ diagnosticam e graduam bem a incontinência, porém apenas avaliam brevemente a QV. O ‘EORTC Colorectal Cancer-specific’, por sua vez, foca exclusivamente na QV. O questionário ‘FIQL’ apesar de conseguir avaliar a QV relacionada à função intestinal, não avalia vazamentos. Por fim, o ‘RAFIS’ avalia de forma muito simplificada esses aspectos.

Conclusão:

Nenhum dos questionários analisados se mostrou eficiente na avaliação simultânea da incontinência e da QV. Além disso, os conceitos que envolvem incontinência anal apresentam significados diferentes dependendo do contexto cultural e psicossocial. Essas diferenças são ainda maiores quando se comparam indivíduos dos países desenvolvidos onde esses questionários foram desenvolvidos, com os de países subdesenvolvidos como o Brasil, dificultando sua aplicação de forma universal.

Palavras-chave:
Incontinência fecal; Qualidade de vida; Sinais e sintomas; Avaliação de resultados (cuidados de saúde); Índice de Incontinência Fecal; Avaliação de resultados de intervenção terapêutica

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br