Acessibilidade / Reportar erro

Correlation of clinical data and the Alvarado's Score as predictors of acute appendicitis Study conducted at the General Surgery Service, Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura, Fortaleza, CE, Brazil.

RESUMO

Objetivo:

correlacionar os dados clínicos do paciente e a pontuação do Escore de Alvarado como preditores da apendicite aguda.

Métodos:

Estudo observacional, descritivo e prospectivo realizado em um hospital secundário de urgência e emergência da rede pública na cidade de Fortaleza-Ceará, entre julho a dezembro de 2016, com 34 pacientes submetidos à apendicectomia por via aberta com idade entre 18 e 70 anos. A análise estatística foi realizada utilizando o programa SPSS.

Resultados:

Foram realizadas as seguintes correlações estatísticas: número de dias com dor abdominal até o ato operatório e grau de inflamação segundo análise macroscópica do apêndice, Escore de Alvarado e número de dias com dor abdominal até o ato operatório, Escore de Alvarado e grau de inflamação segundo análise macroscópica do apêndice, número de dias com dor abdominal até o ato operatório e número de dias de internação no pós operatório, grau de inflamação segundo análise macroscópica do apêndice e número de dias de internação no pós operatório e Escore de Alvarado e número de dias de internação no pós-operatório, sendo as cinco primeiras estatisticamente significantes (p < 0,05).

Conclusão:

O uso desta escala nos serviços de saúde emerge como uma possibilidade de ferramenta para auxiliar o diagnóstico de apendicite aguda.

Palavras-chave:
Apendicite; Apendicectomia; Diagnóstico

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br