Acessibilidade / Reportar erro

Excisão total do mesorreto por via transanal (TaTME): sistematização e resultados mediatos em dez pacientes

Resumo

Contexto

A excisão total do mesorreto por via transanal é uma aborgadem crânio-caudal para a realização de ressecção minimamente invasiva do reto e tecidos perirretais em monobloco. É adequada para pacientes com câncer de reto médio e distal confinados ao envelope mesorretal. Aqui relatamos uma série de pacientes submetidos à excisão total do mesorreto por via transanal.

Métodos

Dez pacientes foram selecionados para serem submetidos à excisão total do mesorreto por via transanal utilizando a plataforma SILS-Port®. Todos os pacientes eram portadores de câncer retal de localização extraperitoneal. O acesso abdominal para mobilização do cólon proximal, em todos os casos, foi realizado por laparoscopia. Como regra, a retirada do espécime cirúrgico, em nove casos, ocorreu por via transanal.

Resultados

Durante um período de 41 meses, 10 pacientes foram submetidos à excisão total do mesorreto por via transanal com intenção curativa. A indicação primária para excisão total do mesorreto transanal foi o câncer de reto médio e distal, localmente invasor, mas confinado ao envelope mesorretal. A mediana de idade dos pacientes com câncer de reto no momento da cirurgia foi de 61 anos (média de 59,4 anos, faixa de 22‒78 anos), sendo 80% (8) do sexo feminino e 20% (2) do sexo masculino. A mediana do tempo cirúrgico foi de 305’ (média de 314’, intervalo de 260‒420’). A mediana do tempo de permanência pós-operatória foi de cinco dias (média de 7,3 dias, intervalo de 3‒23 dias). Não houve mortalidade pós-operatória. As complicações cirúrgicas incluíram íleo paralítico (n = 1), paresia vesical (n = 1) e estenose de ileostomia (n = 1). Todos os pacientes tiveram margens cirúrgicas negativas para neoplasia e mais de 12 linfonodos ressecados. Os tumores distavam de 1 a 9 cm da margem anal.

Conclusão

A excisão total do mesorreto transanal demonstrou-se um método viável para a ressecção oncológica de câncer de reto localmente avançado com intenção curativa.

Palavras-chave:
TaTME; Excisão total do mesorreto; Cancer retal; Cirurgia colorretal; Cirurgia transanal

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br