Acessibilidade / Reportar erro

Depressão e qualidade de vida em indivíduos com doença de Stargardt

RESUMO

Objetivos

Avaliar a depressão e a qualidade de vida em indivíduos com doença de Stargardt (DS), distrofia macular cuja perda de visão central se inicia nas primeiras décadas de vida.

Métodos

Este estudo observacional e transversal incluiu 41 pacientes com DS e 46 controles saudáveis, com idades entre 18 e 63 anos, em Minas Gerais, Brasil. Episódio de depressão maior foi avaliado pelo Mini Internacional Neuropsychiatric Interview (MINI)-PLUS, a sintomatologia depressiva, pelo Inventário de Depressão de Beck (BDI) e pela Escala de Depressão de Hamilton (HAM-D) e a qualidade de vida, pelo Questionário de Função Visual do Instituto de Olhos Nacional versão de 25 itens (NEI VFQ-25). A comparação entre as variáveis sociodemográficas, a qualidade de vida e a depressão foi realizada por meio do teste exato de Fisher e o teste de Mann-Whitney-Wilcoxon.

Resultados

A prevalência de depressão foi de 12,2% na amostra com indivíduos com DS, enquanto no grupo controle foi de 8,7% (p = 0,614). Não foram observadas diferenças significativas entre os pacientes e o grupo controle quanto à prevalência de depressão e às variáveis sociodemográficas. Os pacientes com DS apresentaram menor pontuação geral de qualidade de vida (59,7 vs. 88,7, p < 0,001), cujas variáveis com correlação inversa e estatisticamente significante (p < 0,05) foram as de sintomatologia depressiva, avaliadas pelo BDI ( Rho = -0,49, p < 0,001) e pelo HAM-D ( Rho = -0,45, p = 0,003).

Conclusão

Os sintomas depressivos foram os principais fatores que afetaram a qualidade de vida, independentemente dos dados sociodemográficos. Indivíduos com DS podem desenvolver estratégias de enfrentamento e procurar assistência mental para evitar o aumento da depressão e a diminuição da qualidade de vida.

Doença de Stargardt; deficiência visual; depressão; qualidade de vida

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br