Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas de ansiedade social em alcoolistas em tratamento ambulatorial: prevalência, gravidade e preditores

RESUMO

Objetivos

Altas taxas de comorbidade têm sido descritas entre o transtorno de ansiedade social (TAS) e os transtornos por uso de álcool, mas os preditores dessa comorbidade são pouco conhecidos, e a maioria dos estudos envolve pacientes com diagnóstico primário de TAS. Os objetivos foram estimar a prevalência e a gravidade de sintomas de TAS em pacientes dependentes de álcool e investigar fatores sociodemográficos e clínicos associados à comorbidade com TAS, incluindo risco de suicídio.

Métodos

Estudo transversal com 53 adultos em tratamento ambulatorial para dependência de álcool num hospital público universitário brasileiro. Instrumentos de avaliação: Social Phobia Inventory (SPIN), Short Alcohol Dependence Data e Beck Depression Inventory. Foram conduzidas análises bivariadas entre o desfecho categorial (provável TAS: SPIN ≥ 19) e as variáveis explanatórias. Correlatos dos escores total e das subescalas da SPIN (desfechos dimensionais) também foram investigados.

Resultados

O diagnóstico e o tratamento da dependência de álcool ocorreram em média 30 anos após o início do uso de álcool, e 39,6% dos 53 pacientes (37 homens e 16 mulheres) relataram alívio dos sintomas de ansiedade social com o uso de álcool. Vinte e quatro (45,3%) pacientes apresentaram provável TAS. Esses pacientes diferiram dos alcoolistas sem TAS, por terem menor renda, maior frequência de depressão, ideação suicida, planos e tentativas de suicídio. As subescalas da SPIN que mais se associaram com comportamentos suicidas foram inadequação social e inferioridade social.

Conclusões

Sintomas de TAS são comuns em alcoolistas em tratamento e devem ser diretamente investigados e tratados, já que depressão e suicidalidade associam-se com essa comorbidade. Estudos prospectivos são necessários para investigar o impacto do tratamento do TAS no curso clínico da dependência de álcool.

Transtorno de ansiedade social; fobia social; dependência de álcool; transtornos por uso de álcool; comorbidade

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br