Acessibilidade / Reportar erro

Carbamazepina no tratamento do transtorno bipolar: uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Ampliar o conhecimento sobre o papel e a eficácia da carbamazepina (CBZ) no transtorno bipolar (TB), a partir de estudos originais.

Métodos:

Realizou-se uma revisão sistemática de literatura científica sobre a eficácia da CBZ no TB. Foram utilizadas as bases de dados PubMed/MEDLINE, Web of Science (ISI) e SciELO. Os termos de busca empregados foram: (“carbamazepine”) AND (“bipolar” OR “mania” OR “manic”). Não houve restrição quanto ao período de publicação.

Resultados:

Foram selecionados 27 artigos. Entre os artigos selecionados, 14 avaliavam o uso da CBZ na fase de mania do TB, 2, na fase de depressão do TB e 11, na fase de manutenção do TB. A CBZ, nos estudos na fase de mania do TB, mostrou-se superior ao placebo (PLB). Em relação à fase de depressão no TB, havia dois estudos não controlados e com amostras pequenas. Quanto à fase de manutenção do TB, a CBZ foi inferior ao lítio, e não foram realizados estudos comparando com PLB.

Conclusão:

Os resultados dos estudos clínicos sugerem que a CBZ é eficaz para o tratamento da fase de mania. Em relação ao tratamento de depressão aguda e manutenção do TB, os resultados dos estudos indicam que não há dados suficientes que demonstrem a eficácia da CBZ.

PALAVRAS-CHAVE
Carbamazepina; transtorno bipolar; revisão sistemática; psiquiatria

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br