Acessibilidade / Reportar erro

Suicídio em Portugal: um retrato do país

Suicide in Portugal: image of the country

RESUMO

Objetivo

Identificar padrões de tendências do suicídio registrado em Portugal, tendo em conta um conjunto de variáveis socioeconômicas e demográficas entre os anos 2007 e 2014, de modo a obter uma visão geral desse flagelo em Portugal.

Métodos

Recorrendo a dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO), foi analisado o suicídio segundo a categoria do CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), examinando-se as incidências por gênero, faixa etária e região.

Resultados

Os mais acometidos pelo suicídio são homens (54,8%), com idade superior a 75 anos (30,9%), e ele ocorre nas zonas economicamente mais desfavorecidas. A mortalidade por suicídio mais elevada encontra-se na região do Alentejo (12,8%).

Conclusão

A mortalidade por suicídio continua a crescer em Portugal e varia em função do gênero e idade, sendo mais elevada nas regiões do Centro e Sul. É necessária uma estratégia de acompanhamento e de prevenção no âmbito da ação social e dos cuidados de saúde, com importantes variações regionais, e maior vigilância sobre a comercialização ilegal de armas de fogo e de pesticidas.

Palavras-chave
Óbitos por suicídio; taxas de suicídio; região; gênero; idade

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br