Acessibilidade / Reportar erro

Correlação da dosagem de glicose por glicosímetro, dosagem laboratorial e de equipamento de inteligência artificial

RESUMO

Introdução

Com o número crescente de casos relacionados a Diabetes Mellitus (DM), é indispensável o controle glicêmico através de métodos laboratoriais ou testes rápidos.

Objetivo

Analisar a correlação de três metodologias de determinação de glicose (Glicosímetro, análise laboratorial e com o equipamento com inteligência artificial de point of care).

Método

Foram coletadas amostras de sangue da polpa digital e sangue venoso da fossa antecubital de 20 voluntários de diferentes idades e sexo. Dosagens de glicose sanguínea foram determinadas pelas 3 metodologias acima citadas.

Resultado

A análise de correlação de Spearman realizada entre todos os tipos de testes mostra que há uma correlação positiva forte e estatisticamente significante, indicando a compatibilidade de resultados independentemente do método aplicado.

Conclusão

As metodologias apresentam correlação, no entanto, os valores médios obtidos pela inteligência artificial mostraram-se 40% mais elevada que pode impactar na interpretação clínica dos resultados.

diabetes mellitus; inteligência artificial; glicemia; Automonitorização da Glicemia

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br