Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre a inspeção visual da turbidez e a determinação quantitativa de triglicerídeos em bolsas de plasma

RESUMO

Introdução

A triagem das bolsas de plasma é uma etapa importante do controle de qualidade nos hemocentros. A turbidez causada pelo aumento de triglicerídeos é detectada por inspeção visual, mas não há consenso acerca do limite no qual o plasma deve ser considerado inadequado para doação.

Objetivo

Comparar a dosagem de triglicerídeos e a turbidez visual na tomada de decisão para o descarte do plasma.

Material e métodos

As bolsas de plasma (n=205) foram classificadas pela inspeção visual como límpidas, moderadamente turvas ou turvas e as concentrações de triglicerídeos foram determinadas no soro e plasma com metodologia enzimática-colorimétrica por automação.

Resultados

Nossos resultados mostraram uma correlação positiva entre soro e plasma (r=0,94) mas observamos que a concentração de triglicerídeos foi mais alta no soro do que no plasma (p<0,03). A maioria das bolsas foi classificada como moderadamente turva ou turva (75%). A inspeção visual e a concentração de triglicerídeos apresentaram uma correlação moderada para o soro (rb=0,57) e plasma (rb=0,52). Entretanto, no grupo moderadamente turvo, houve uma divergência significativa entre as concentrações de triglicerídeos no soro/plasma e a inspeção visual.

Discussão

Nossos achados corroboram com a literatura, reforçando a subjetividade da inspeção visual. Nós recomendamos a realização de estudos futuros para determinar o limite dos níveis de triglicerídeos para o descarte de plasma em conjunto com a combinação de métodos automatizados para aumentar a acurácia da classificação visual.

Conclusão

As ações voltadas para a melhoria da qualidade são críticas para a padronização da triagem e evitar o descarte desnecessário de plasma.

Triglicerídeos; Bancos de Sangue; Triagem

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br