Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de semiautomação para contagem de células em líquido peritoneal

RESUMO

Introdução:

Atualmente, a análise citológica de líquidos biológicos, como líquido peritoneal, é realizada por meio da contagem manual de células, em câmara de Fuchs-Rosenthal. Porém, esse método apresenta uma série de limitações. Com isso, contadores automáticos têm sido avaliados para a contagem de células nesse tipo de amostra a fim de tornar esse exame mais rápido e confiável.

Objetivo:

Comparar a contagem manual e semiautomatizada de leucócitos e eritrócitos em líquido peritoneal.

Materiais e métodos:

As amostras foram analisadas manualmente e no contador de células CountessTM (Invitrogen).

Resultados:

Os resultados mostraram que apesar de existir correlação entre os dois métodos de contagem, essa correlação é relativamente fraca, tanto para análise de leucócitos como para de eritrócitos.

Conclusão:

Esses resultados sugerem que o líquido peritoneal deve continuar a ser analisado em câmara de Fuchs-Rosenthal, contudo novos estudos devem ser realizados, com maior número de amostras, para investigar a possibilidade do uso de automação na contagem de células em líquidos serosos e, assim, proporcionar maior agilidade e qualidade no resultado.

Unitermos:
líquido peritoneal; ascite; contagem de células; fluidos corpóreos

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br