Acessibilidade / Reportar erro

Impacto nos custos por erros pré-analíticos em laboratório de análises clínicas

RESUMO

Introdução:

Atualmente, é notório que os sistemas de garantia da qualidade em organizações de assistência à saúde estão em constante evolução. As melhorias na qualidade podem reduzir os custos, evitando a repetição de exames, que gera desperdício de tempo e dinheiro para a empresa, bem como insatisfação do cliente e médico.

Objetivo:

Quantificar o custo que os erros na fase pré-analítica geram para o laboratório, utilizando os indicadores de recoleta, o custo com material direto e o custo de operação.

Materiais e métodos:

O banco de dados de um laboratório de grande porte da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, foi analisado entre janeiro de 2013 e julho de 2014.

Resultados:

Obtivemos um total de R$ 23.330,71 gastos com as recoletas. Discussão: O custo gerencial compromete-se com a eficiência para redução dos gastos, por meio de estudos e análises voltados para mudanças de processos de administração e conduta.

Conclusão:

O gerenciamento de custo é necessário em qualquer empresa, pois, caso não seja realizado, além de poder levar a instituição à falência, traz custos negativos, assim como impactos na satisfação de clientes e médicos.

Unitermos:
custos e análise de custos; laboratórios; métodos

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br