Acessibilidade / Reportar erro

Análise de desempenho de software para identificação de parasitas intestinais

RESUMO

Introdução:

As parasitoses intestinais figuram entre os diagnósticos mais frequentes no mundo. Um diagnóstico clínico acurado das infecções parasitárias humanas depende da confirmação laboratorial para diferenciação específica do agente infeccioso.

Objetivos:

Criar formas tecnológicas para auxiliar no diagnóstico parasitológico por meio da construção e da utilização de um software específico.

Material e método:

A partir das imagens obtidas do sedimento, o software compara a morfometria, a área, o perímetro e a circularidade, além de utilizar informações sobre características específicas de morfologia e coloração dos parasitos e permitir a identificação dos possíveis parasitas.

Resultados:

Nossos resultados apontam desempenho satisfatório, sendo que do total de 204 imagens analisadas, 81,86% tiveram o parasita identificado corretamente pelo sistema computacional e 18,13% não puderam ser identificados, em função da grande quantidade de detritos fecais na amostra avaliada.

Discussão:

Atualmente, as técnicas realizadas no setor de Parasitologia são predominantemente manuais, sendo afetadas possivelmente por variáveis como atenção e experiência do profissional. Portanto, a utilização da informatização deste setor pode melhorar a performance das análises parasitológicas.

Conclusão:

O presente trabalho contribui para a informatização da área da saúde e beneficia tanto os profissionais da saúde como também seus clientes, além de proporcionar um diagnóstico mais eficiente, preciso e seguro.

Unitermos:
software; imagens; diagnóstico parasitológico; HPJ; Trichuris trichiura ; Ascaris lumbricoides

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br