Acessibilidade / Reportar erro

Revisão de lâminas hematológicas: avaliação da conformidade de critérios utilizados por analistas em um laboratório de um hospital público da Bahia, Brasil

RESUMO

Introdução:

Recomendações em literatura e publicações de sociedades científicas têm proposto sistemas e níveis de classificação para comunicar alterações hematoscópicas no hemograma. Visando a uniformização dos resultados liberados no laboratório clínico, a padronização em hematoscopia apresenta-se como uma ação importante dentro da garantia da qualidade, contribuindo de modo coerente para diagnóstico acurado e adequado acompanhamento de pacientes.

Objetivo:

Verificar a adequação dos critérios de classificação das alterações hematocópicas adotados pelos profissionais do laboratório do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Material e método:

No período de 12 semanas, foram selecionadas 159 lâminas de hemogramas provenientes de 53 pacientes de quatro unidades de terapia intensiva (UTIs) do hospital, sendo três lâminas por paciente. Foram realizadas leituras das lâminas pelo plantonista do laboratório e por duas analistas-controle que utilizaram critérios padronizados por Palmer (2015), sendo todas as análises cegas e independentes. Os resultados foram comparados por meio do teste de concordância kappa de Cohen entre as analistas-controle e os plantonistas.

Resultados:

Para os parâmetros analisados, observou-se entre as analistas-controle concordância moderada a excelente e, quando comparadas com os plantonistas, verificou-se concordância ligeira a substancial.

Discussão:

A menor concordância ocorreu na expressão de poiquilocitose e atipia linfocitária, que não são detectadas pelos hemocitômetros, sendo necessária a capacidade técnica do analista.

Conclusão:

O estudo evidenciou uma necessidade de padronização dos critérios para hematoscopia usados pelos analistas para obtenção de resultados reprodutíveis que espelhem qualidade e confiabilidade por parte dos prescritores. Para tanto, é necessário investimento em treinamentos dos profissionais envolvidos na revisão de lâminas hematológicas.

Unitermos:
hematologia; microscopia; controle de qualidade

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br